Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Puris ou Purias

OS ÍNDIOS PURIS OU PURIAS - Alda Bernardes de Faria e Silva



Os primitivos habitantes da região de Itatiaia foram os índios Puris. Eles ocupavam a margem esquerda do Rio Paraíba. Sua presença na atual área do Parque Nacional do Itatiaia é imortalizada nas lendas Timburibá de Resende e da Índia e Deitada, que a configuração do Maciço do Itatiaia se assemelha a uma mulher deitada.
Com a intensificação da penetração da civilização portuguesa no vale do Paraíba a partir do Caminho Velho para exploração do ouro das Minas Gerais, com inicio em Parati, e com a abertura do Caminho Caminho Velho Lorena - Rio de Janeiro os Puris foram aldeados em São Vicente Ferrer, em 1782 atual Distrito da Fumaça.
Em 1801 um grupo de Puris foi aldeado em Queluz atual, dando origem a esta localidade. E deve-se ao primeiro capelão de Queluz padre Francisco Chagas a mais fiel caracterização dos Puris.
Estes índios habitantes do Vale do Paraíba entre Guaratingueta e Paraíba do Sul foram estudados pelo Cel Claudio Moreira Bento, da Academia Itatiaense de História, sob o título Os puris do Vale Paraíba Paulista e Fluminense.
Estudo publicado no livro Migração no Vale do Paraíba. São José dos Campos UNIVAP, 1994, p.99-109 que traduz os Anais do Vale do Paraíba, do Instituto de Estudos Valeparaíbanos (IEV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário