Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ALGUMAS DAS PERSONALIDADES ILUSTRES QUE MARCARAM SUAS PRESENÇAS EM ITATIAIA DE ONTEM E HOJE (SEGUNDA PARTE) Alda Bernardes de Faria e Silva

1- HERBERT DE SOUZA – O BETINHO

Seu sonho era “ninguém morando nas ruas, educação para todos, favelas urbanizadas, crianças alimentadas e esporte servindo como integração social.”
Betinho nasceu em 13/11/1935, em bocaiúva, interior de Minas Gerais. Filho de Henrique e Maria da Conceição Figueiredo de Souza.
É sociólogo, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1962.
Como um “bom mineiro”, Betinho vai passo a passo construindo sua trajetória através de Ações como poucas vezes se viu no Brasil.
Desde cedo a vida lhe mostra que sua missão seria árdua e que apesar da aparência frágil seria necessário lutar!!! E isto foi o que fez durante toda a sua vida. Lutou pela vida. A sua e a de milhares de brasileiros. De 1950 a 53 é vítima de tuberculose e vive confinado num quarto, nos fundos de sua casa.
No fim da década de 50 começa a militância na Juventude Estudantil Católica e na Juventude Universitária. Em 1962, aos 27 anos é um dos fundadores da organização marxista Ação Popular. Em 1964 com o golpe Militar até 79 viveu exilado em vários países e retornou ao Brasil em 16/09/79 com a anistia política. Cria em 1981 o IBASE(Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), cuja meta é democratizar o acesso à informática.
Por ser hemofílico, contraiu em 1996, AIDS em uma das inúmeras transfusões de sangue às quais era obrigado a se submeter. Neste mesmo ano cria a ABIA, entidade que vira referência na luta para o controle dos bancos de sangue e contra a discriminação.
Em 1988, Betinho perdeu dois irmãos também hemofílicos e com AIDS: O cartunista Henfil e o músico Chico Mário.
Assume o cargo de 1º defensor do povo do município do RJ, sem remuneração.
Em 1992 começa a Campanha para que os restaurantes, em vez de jogar fora a comida que sobrou, doem para comunidades carentes. Sai daí o embrião da Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida.
Participa do Movimento pela Ética na Política, que resultou no “Impeachement” do Presidente Fernando Collor.
Em 1993 surgem em todo país comitês da Ação da Cidadania, Campanha conhecida como “Campanha do Betinho”.
Em 1996 faz a Sapucaí chorar ao sair como destaque da Escola de Samba Império Serrano, que levou o tema: “E verás que um filho teu não foge à luta”, sobre sua vida.
Em meio a tantas lutas Betinho encontra em nossas terras o clima ideal para refazer suas energias unindo-se a isto a hospitalidade do nosso povo, ele adquire na atual Fazenda da Serra, ITATIAIA – RJ, um sítio onde passa os fins de semana, com um novo aprendizado da vida: Conviver com a morte, dando um novo sentido para a vida a cada dia.
Em julho de 1997, Betinho é internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, no rio, vítima de uma infecção oral, vinte e seis dias depois, pede para voltar para casa.
Herbert de Souza morreu em sua casa em Botafogo, no RJ, dia 9 de agosto de 1997, com 61 anos de idade, vítima de hepatite do tipo “c” e em 11 de agosto, o corpo do sociólogo é cremado e a pedido de Betinho, as cinzas foram espalhadas em seu sítio em Itatiaia.
Nota final: Recebeu título em homenagem póstuma pela Câmara Municipal de Itatiaia, em junho de 1999.

2- Alberto da Veiga Guignard

Em 1896, nasce a 25 de fevereiro, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Em 1915, o padrasto o inscreve numa fazenda-escola em Freising, perto de Munique/Alemanha para que se forme em Agronomia e Zootécnica.
Em 1918 reside na casa de campo de sua mãe, em Grasse, França, seguindo para a Suíça e Itália, onde toma conhecimento da arte européia. Retorna ao Brasil em 1929, após morar em Florença e trabalhar como pintor e desenhista na Fundação Osório, no Rio de Janeiro.
De 1940 a 1942, morando em Nova Friburgo inicia longa série de desenhos e pinturas das serras de Itatiaia, RJ, residindo por longos períodos no Hotel Repouso Itatiaia, de propriedade do seu amigo, o musicista alemão Robert Donatti. Como retribuição delicada da hospedagem que lhe é oferecida, pinta portas, janelas e móveis da sede do hotel e do chalé em que ficava.
Além de retratar o amigo Donatti e a afilhada Dora(proprietária do Hotel Repouso, hoje Hotel Donatti) que guarda do ilustre visitante uma saudade mista de admiração, respeito e meiguice, pois, quando recorda de sua meninice e do ilustre pintor alegrando uns e outros, pintando guardanapos para as mesas dos hóspedes, a energia que paira no ar ao relembrar ou rever suas pinturas é sereno, calmo, como as paisagens retratadas em suas obras.
Quase que “descarioquizado”, ele depois de desenhar e pintar essas queridas montanhas do Itatiaia, transfere-se para Minas Gerais em 1944, a convite do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek de Oliveira, para dirigir a Escola de Artes, de Belo Horizonte, hoje Escola Guignard. Em torno do artista se agrupa a juventude mineira interessada na arte moderna.
Em 1961, na revista TIME, uma matéria comenta ser GUIGNARD, o filho mais querido do Brasil; sua pintura é preferencialmente, lisa, ignorando o empaste.
Bom. Guignard! No meio de tanta coisa ruim, de tanta miséria e tanto desencontro, eis sua pintura, fresca como um sorriso de criança, sua pintura onde em casas singelas, vivem seres simples e felizes. Sua pintura onde, em frondes verdes, cantam sempre passarinhos.

Nota: Parte do texto foi extraído de escritos sobre Guignard na ótica de Vinícius de Moraes em outubro de 1952. Livro. Vinícius de Moraes. Poesia completa e Prosa – vol. 1 – 1981 Ed. Novo Aguilar S/A

3- PAULO DE CAMPOS PORTO

Natural de Juiz de Fora – MG. Nascido em 9-1-1889. Filho de Augusto de Campos Porto e D. Maria Barbosa Rodrigues de Campos Porto. Naturalista e agrimensor, formado pela Faculdade da Universidade do RJ. Foi o 1º diretor do Parque Nacional do Itatiaia de 1937 a 1939. A idéia de criação do Parque Nacional do Itatiaia-PNI. Ocorre depois que o Naturalista do Jardim Botânico Campos Porto realizou vários estudos da sistemática na região do Itatiaia e constatou a destruição progressiva daquelas matas. Isto o levou a enviar correspondência ao Diretor do Jardim Botânico J. C. Wiltis, denunciando a devastação e sugerindo a criação do Parque Nacional, “criação das fraldas do Itatiaia” até a parte superior da montanha que pelo seu clima e condições topográficas prestaria a ciência relevante serviços. (Contribuição do diretor do PNI, em 14-06-87 – Mário Augusto Bernardes Rondom) – Casado com D. Maria Antonieta Franco de Campos Porto. Falecido em 6-11-1968. Era de família radicada em Itatiaia.

4- GETÚLIO DORNELLES VARGAS

Nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, a 19 de Abril de 1883. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1907. Foi Promotor Público, nessa mesma cidade até 1909, passando a exercer a advocacia em sua terra nata. Foi eleito deputado estadual – 19-09-1912. Reeleito, renunciou à Câmara em 1917. Em 1926, ocupou ao Ministério da Fazenda, a convite do Presidente Washington Luís.
Em 1930, deu início a um movimento armado com sede no Rio Grande do Sul, tendo apoio de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, que o levou ao poder. Governou inconstitucionalmente até a promulgação da Constituição de 1934, acontecendo durante esse período à revolução constitucionalista de São Paulo. Dissolveu o Congresso às vésperas das eleições em 1937, fazendo promulgar uma nova constituição em 10 de novembro de 1937, a qual chamou de “Estado Novo”.
Por esta época, para ser mais precisa a 14 de junho de 1937, através do decreto no 1713, o Presidente Getúlio Vargas cria o Parque Nacional do Itatiaia, a pedido de Paulo de Campos Porto, que veio a ser o 1º Administrador do Parque.
Para inauguração da Pedra Fundamental vem à nossa cidade, o então Presidente Getúlio Vargas. Em seu trajeto pela via Dutra, conta-se que o povo ficava encantado com o presidente e toda comitiva que ao chegava à Fazenda – Chalé do Sr. Roberto Cotrim, a convite para uma tradicional festa em homenagem a São João, a fim de agradecer a boa colheita e tudo que a fazenda produzia. Dona Graciema como anfitriã permaneceu ao lado do Presidente.
Para dar início à festa o tropeiro da fazenda José Julião Sampaio marcava a quadrilha junto com D. Graciema e desta forma iniciavam-se os festejos.
Após a quadrilha, Getúlio Vargas plantou na entrada da fazenda um pé de “framboyant”, que ainda permanece no local como que a manter os sons daquele dia.
Em cada parte da fazenda havia uma dança típica e na casa principal: dança de salão.
Getúlio dançou em cada recanto da fazenda junto aos convidados e como era vontade de Campos Porto, ficou conhecendo o que era tradição no interior do Estado do Rio.
Em 1942, Getúlio Vargas declara estado de Guerra com a Alemanha e Itália.
Permaneceu na presidência até 1945. Foi deposto pelas Forças Armadas. Em 1950, foi eleito Presidente da República e desenvolveu neste período a Siderurgia, criou a Petrobrás e a remodelação trabalhista. Suicidou-se em 24 de agosto de 1954, por problemas políticos.

5- PE JOSÉ WYRWINSKI

Pe José Wyrwinski nasceu aos 15 de janeiro de 1912 em BIECZYNY, Estado de POZNÁN, na Polônia. Seus pais, Francisco WYRWINSKI e Francisca ROSZAK WYRWINSKI eram agricultores. Tiveram doze filhos e Pe José era o nono filho do casal.
Cursou o primário em PIATKOWO, hoje distrito de POZNAN. Fez o curso ginasial em POZNAN. Em fevereiro de 1933 entra na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, atraído pelo exemplo de seu grande amigo, já falecido Pe Francisco ANDERS. Concluiu o noviciado na Casa da Congregação em Cracóvia e aos 15 de Agosto de 1934 fez primeiros votos religiosos. Neste mesmo ano foi enviado para Roma-Itália, onde permaneceu na Casa Generalícia da Congregação, no Seminário Internacional, convivendo com estudantes americanos, poloneses, italianos e búlgaros. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, três anos de Filosofia – licenciado em Filosofia e quatro anos de Teologia.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi ordenado sacerdote aos 7 de junho de 1941 na Basílica de São João Latrão.
Foi nomeado Mestre dos Noviços durante dois anos.
Estudou dois anos de Direito Canônico. Atuou como Capelão no Exército Polonês que lutava ao lado dos ingleses na Itália. Acompanhou o exército na luta até o norte da Itália e foi condecorado pelos bons prestados com a Cruz de Prata pelos méritos e medalhas de Guerra da Inglaterra, Itália e Polônia. Em setembro de 1946, acompanhando os soldados poloneses, foi embarcado para a Inglaterra. Dois anos depois desmobilizado do Exército a pedido da Congregação foi trabalhar na paróquia de BIASCA, TKCINO, na Suíça.
No ano de 1950 foi enviado a Viena – Áustria ainda ocupada pelos exércitos aliados, sendo nomeado superior da Casa da Congregação e Reitor da Igreja para dar assistência religiosa aos Poloneses de Viena e de toda a Áustria.
Retorna a Roma sete anos depois, onde encontrou D. Agnello Rossi, naquela época Bispo de Barra do Piraí, que na ocasião procurava padres para trabalhar no Brasil.
Pe José aceitou o convite de D. Agnello e dia 9 de março de 1959, junto com Pe Leon WOJTYNIAK, desembarcaram no Rio de Janeiro. Foram enviados por D. Agnello a Resende, onde fundaram a Paróquia de Santa Cecília no Manejo.
Pe José trabalhou durante três anos como vigário Cooperador e então D. Agnello o convidou para ser vigário da Paróquia de São José em Itatiaia. Dia 22 de março de 1962 ele tomou posse da Paróquia.
Atuou durante 27 anos como Pároco em Itatiaia, como o próprio diz sua “Terra Brasileira” e sua “casa”.
Aposentou-se em 31 de janeiro de 1988 e, e, 1989 foi para Curitiba exercer ofício no Seminário do Cristo Ressuscitado.
Em 1990 foi homenageado e recebeu o Título de Cidadão Itatiaiense.
Em 1992 Pe José retorna a Itatiaia para morar definitivamente.
Com a saúde debilitada, agravada em 1994, por graves problemas cardíacos, tem suas atividades limitadas.
Seus cabelos brancos, o olhar claro, seu falar calmo com forte sotaque polonês, doce, tranqüilo, pacífico, este é Pe José Wyrwinski, cujo princípio de vida se resume na frase: “O importante é cativar.”
Em sua longa trajetória por nossas terras, PE JOSÉ WYRWINSKI acaba se tornando membro de inúmeras famílias e é com a grata satisfação que o vemos participar das mais variadas atividades em nosso dia a dia.
Em festas, casamentos, batizados e almoços sempre havia tempo para as estórias da Polônia, da juventude de seus pais e irmãos.
E aos 10 dias do mês de março de 2002, seus lindos olhos azuis se fecham para as belezas de Itatiaia, mas permanecem na memória deste povo a luz que por anos, ele, Pe José, fez brilhar em nossas vidas.

Fonte: Parte do texto foi extraído do Documentário da Comunidade Eclesial de São Benedito – Engenheiro Passos – maio de 1999.

6- VINÍCIUS DE MORAES

Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de Outubro de 1913 na rua Lopes Quintas, n. º 114, hoje, 368, Gávea.
Conta-se que nasceu empelicado e acabou por descuidos apanhando bronquite “que lhe sacudiu o corpinho frágil durante a infância e balançou na mocidade o arcabouço do rapaz forte em que se transformou.”
Talvez por este motivo vinha com freqüência ao Parque Nacional do Itatiaia, no Hotel do amigo Donatti, onde escreveu vários poemas. O Pôr do Sol em Itatiaia, Campo Belo 1940. Fala do silêncio das nascentes, das luzes, das belezas da nossa terra. Que para a alma deveria soar como bálsamo.
Em 1933, Vinícius de Moraes escreve na antiga Pousada Itaóca no PNI, mais um poema sobre as nossas belezas.
Itaóca

Serenamente pousada
Sobre a montanha elevada
Como um ninho de poesia,
A casa branca e pequena
É como a mansão serena
Da luz, da paz, da alegria!

Ó viajante fatigado
Se no teu passo cansado
Aqui vieres pousar
Tu voltarás satisfeito
Com risos largos no peito
E calmas santas no olhar!

Vinícius de Moraes, Campo Belo, 1933.

7- OSMAR AMORIM


Filho de Antonio Augusto Amorim e de Maria Geraldes Amorim, naturais de Portugal. Nasceu a 26 de março de 1917, no antigo Distrito Federal, hoje Rio de Janeiro. Cursou o Colégio Pedro II e serviu no Batalhão de Guardas em 1936. Fez o curso Prático de Farmácia e logo após o curso de Farmacêutico, recebendo em março de 1940 o Diploma de Farmacêutico, título conferido pela Faculdade Livre de Ubá do Estado de Minas Gerais. Começa em 1945 a exercer sua vida profissional na cidade de Volta Redonda vindo mais tarde para Itatiaia, então Campo Belo, onde se radicou e viveu intensamente e incansavelmente por esta terra, que se considerava filho dela. Homem trabalhador procurava servir a sua comunidade dando-lhe toda a assistência, tanto profissionalmente como comunitariamente. Servia a todos indistintamente.
Político fervoroso batalhou incansavelmente por várias benfeitorias do local.
Recebeu em 30 de novembro de 1971, diploma de Honra ao Mérito do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Recebeu também, Diploma de Vereador Benemérito pela realização de várias obras, que muito beneficiou o distrito, como instalação da Rede Elétrica e inauguração do Grupo Escolar do Bairro Cabral. Sócio Fundador do Lions Clube de Resende, recebe em 1971 diploma pelos Dez anos de serviços prestados a sua comunidade.
Lança a pedra fundamental do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto.
Casou-se em 1937 com Joselita Nascimento Amorim e dessa união tiveram 8 filhos, sendo 6 homens e 2 mulheres. Faleceu em 1º de junho de 1973 levando consigo um dos seus maiores sonhos, ver Itatiaia emancipado.
Seu nome hoje é lembrado numa das ruas desta terra que tanto amou.


8- GIL BERNARDES
Natural de Itatiaia, nascido em 16-11-1884. Filho de José Mendes Bernardes e D. Maria Carolina Mendes Bernardes. Fazendeiro. Presidente da Câmara Municipal de Resende. Casado em primeira núpcias com D. Laura Barreto Bernardes e em segunda núpcias com D. Albertina Bernardes.

9- HÉLIO MELLO DE ALMEIDA

Carioca, o engenheiro Hélio Mello de Almeida, ministro do governo João Goulart de 1962 a 63. À frente da pasta da Viação e Obras Públicas, ele fez melhorias nas estradas e na malha ferroviária do país. Graças a seu empenho, a estrada Rio – Bahia foi construída e a Rio – São Paulo Duplicada. Nascido em 12 de junho de 1919, formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da antiga Universidade do Brasil(atual UFRJ) em 1943. Atuou intensamente na política estudantil. À frente da UNE de 1942 a 1943, conseguiu do ministro Gustavo Capanema a doação de uma sede própria para a entidade.
Sua atuação na construção de várias ferrovias e em indústrias e como presidente do Clube de Engenharia o levou à indicação para o ministério de Jango, em 1962. Também foi reconhecido por seu plano de combate à seca do Nordeste. O escritor Jorge Amado chegou a indicá-lo para homem do ano de 1962. Durante o regime militar, voltou a ocupar o cargo de presidente do Clube de Engenharia, por dois mandatos, de 1967 a 1973. em 1975, elegeu-se deputado federal pelo MDB.
Em 1984 lutou a favor da campanha das Diretas-já e, em 1992, do impeachment do presidente Fernando Collor. Desde 95, entretanto,estava afastado da vida pública por conta de problemas de saúde. Morreu ontem de falência múltipla dos órgãos, em casa, no Rio.Seu corpo foi cremado e, a seu pedido, suas cinzas foram espalhadas pelos jardins do sítio da família, em Itatiaia.
No dia 12 de abril, a Academia Itatiaiense de História fez realizar a Missa de 7º dia na Igreja Matriz de São José, em Itatiaia, onde amigos e parentes do mesmo marcaram presença.

FONTE: Obituário – 06/04/2002 – Jornal O GLOBO

10 - Alda Bernardes de Faria e Silva *1925


Alda nasceu em 27/11/1925, filha de Waldemar Bernardes e Hermínia Arantes Bernardes. Essa presente obra deve-se ao seu esforço por mais de 30 anos, na pesquisa e coleta de dados da nossa genealogia. Pode parecer natural, para alguém duplamente Bernardes. Mas qualquer um que se envolva com tal empreitada perceberá logo que curiosidade e interesse não bastam. Só mesmo a persistência, o rigor, a paciência, o amor e o orgulho pela sua ascendência e descendência podem realizar tal tarefa. Todos esses atributos Tia Alda possui, e muitos mais.
Escrever sobre a sua vida profissional, requer fôlego. Essa incansável e eclética mulher transita em várias áreas: Fisioterapia, História, Artes. E em cada frente, abre outras.
Iniciou sua vida profissional como professora de Educação Física no Grupo Escola Ezequiel Freire e Colégio Santa Ângela, em 1948 e 1949. De 1950 a 1952 trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, como Fisioterapeuta; de 1953 a 1980, foi uma das fundadoras da Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), em São Paulo, sendo que vinte e dois anos foram dedicados à chefia do Departamento de Fisioterapia. Participou de várias cursos de Extensão Universitária, na área da Reabilitação da Paralisias Cerebrais, na USP e outros ministrados por professores norte-americanos convidados.
Foi a primeira mulher a ser admitida em Lions na região LC-1 e uma das poucas brasileiras a ter seu nome na nominata internacional; participou de inúmeras campanhas de cunho filantrópico, bem como instituições do porte do Centro Espírita Casa de Ismael, Dízimo São José e Grupo da Terceira Idade.
Tia Alda trabalhou muito também pelo Município de Itatiaia, seu grande orgulho. É Sócia fundadora e Membro Acadêmico da ARDHIS (Academia Resendense de História); Membro Acadêmico e sócia fundadora da ACIDHIS (Academia Itatiaiense de História) e sua Presidente; membro efetivo da AHTMB (Academia de História Militar Terrestre do Brasil). Membro do IEV- Instituto de Estudos Vale Paraibanos – SP; Sócia Fundadora da APROPANI – Associação Pró-Parque Nacional do Itatiaia; é Membro da ALAC (Academia de Letras, Artes e Ciências do Lions Clube do Rio de Janeiro).
Ministrou conferências, transmitindo seus conhecimentos sobre a História de Itatiaia em Simpósio do IEV na Academia Itatiaiense de História em 1996; representou Itatiaia no I Colóquio realizado pelo IHRJ (Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro), com o trabalho O MUNICÍPIO DE ITATIAIA, a qual foi ovacionada de pé pelos participantes; participou no XV Simpósio de História do Vale do Paraíba, em Quatis-RJ, em 2000.
Organizou inúmeras exposições de artes plásticas, com conteúdos temáticos da história de Itatiaia, além da exposição do café do século XIX, com peças originais.
Seus méritos foram reconhecidos de várias formas, em vários momentos de sua vida:
Títulos e Placas: Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Itatiaia, em 1990. Foi eleita Personalidade Feminina pela Revista Gerale, em 1990; Em 1993, Destaque de Ouro, como Personalidade Feminina – Simão da Cunha Gago – Resende-RJ; EM 1993, Diploma “Amigo da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras)”; em 1995, Diploma Amigos para Sempre do Colégio Estadual Ezequiel Freire, em 1996, Certificado pelo Lions Club International, em Cancun, no México; em 1996, Diploma Amigo do CRI (Centro de Recuperação de Itatiaia); em 1996, Destaque Feminina pela ACIATI (Associação Comercial Industrial Agropecuária e Turística de Itatiaia); em 1997, Moção de Louvor, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, pelo deputado José Guilherme Godinho Sivuca Ferreira; em 1998, Certificado de Reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Itatiaia, pela Loja Maçônica de Itatiaia; em 2000 Participou do XV Simpósio de Historia do Vale do Paraíba, realizada na cidade de Quatis, RJ; em 2002, “Amiga da Biblioteca Pública D. Mariúcha” – Itatiaia-RJ; em 2002, Moção pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelo vereador Ricardo Maranhão. É detentora do Diploma de Mérito Emancipacionista, pela Câmara Municipal de Itatiaia, por ter sido a única mulher emancipadora; sócia fundadora da ACIATI – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia; em 2003 o Lions Clube do Distrito LC-1- em Portaria de Nomeação, o governador confere a Ca Leão Alda Bernardes de Faria e Silva para exercer as funções de Membro do Comitê de Arte e Cultura; possui a maior honraria do Lions Clubs Internation Foundation – o título Melvin Jones Fellow, outorgado por Howard L. Patterson. Jr (Estados Unidos). Participou de Convenções Internacionais pelo Lions Clubs (Brisbane 1991 – Hong Kong 1992 – Minneapolis 1993 – Montreal 1996 – Philadelphia 1997 – Birmingham 1998). Curso de Extensão “Histórica do Vale do Paraíba – Índios, Bandeiras, Vilas e Caminhos; As Minas Gerais, os Engenhos de Açúcar, a Jornada da Independência; Café, Escravidão, Imigração” no Simpósio de História do Vale do Paraíba; Curso de Cultura Práctica de Barcelona; recebeu Certificado de Participação do XVIII Simpósio de História – O Indígena no Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizado no período de 25 a 27 de junho de 2004, IEV/Faculdades Integradas Módulo – Caraguatatuba/SP. Mérito Amadeu Rocha pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Itatiaia, Maio/1996; Homenagem pelo reconhecimento do trabalho em Prol do Desenvolvimento da Educação do Município de Itatiaia, Agosto/1996; Homenagem pela Câmara Municipal de Itatiaia como Mulher Destaque no Ano de 1997, Março/1998.
Homenagem prestada pelos artistas plásticos por ocasião da 1ª Santa Semanarte, em 22 de março de 2002.
Patronesse das Artes Conferida pela Organização da V Expoita, 2003; Homenagem na Câmara Municipal de Itatiaia em reconhecimento por representar o Município em Eventos Nacionais e Internacionais, em 27 de Maio de 2004; Diplomada e condecorada com o colar “CRUZ DO ALVARENGA E DOS HERÓIS ANÔNIMOS”, pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Junho/2004; Agraciada com o Titulo de Sócia Benemérita da ACIATI, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia, pelos bons serviços prestados a esta Entidade, Junho/2004; Em homenagem as suas ações permanentes em beneficio da valorização da Cultura, da História e da Conservação da Natureza na Região Turística das Agulhas Negras, conferido pelo IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente ao Espaço Cultural do Centro de Visitantes Wanderbilt Duarte de Barros, o nome de Alda Bernardes de Faria e Silva, por ocasião das comemorações do 67º Aniversário de Criação do Parque Nacional do Itatiaia, Junho/2004.

Recebeu homenagem pela dedicação na preservação da memória histórica da cidade de Itatiaia no dia 04 de junho de 2005 pelo Presidente da Câmara Municipal de Itatiaia – Ex.mo. Sr. Izaltino Rodolfo da Cunha em Sessão Solene Comemorativa do XVI Aniversário do Município e XIII Aniversário da Academia Itatiaiense de História.

PUBLICAÇÕES HISTÓRICAS:
– Memória Histórica de Itatiaia – ano de 1996 –
Patrocínio da Prefeitura Municipal de Itatiaia;

– Revista da Academia Itatiaiense de História – n.º 01 - 2005

11- HUMBERTO BERNARDES


Humberto Bernardes, natural de Campo Belo – hoje Itatiaia, nascido em 05/01/1923.
Fez seus estudos primário na Fazenda “Belos Prados”, com Preceptora, admissão no Ginásio D. Bosco, onde cursou o ginásio.
Após foi para São Paulo onde formou-se em Técnico Agrícola e veterinária, pela Escola Técnica da Água Branca.
Trabalhou em várias fazendas da Região em especial as de grande produção leiteira.
Ingressou na Ordem Maçônica em 03/06/1955, através da Loja Maçônica “Lealdade e Brio”, na cidade de Resende-RJ, onde ocupou diversos cargos.
Atingiu todos os Graus Maçônicos, chegando ao Grau máximo (33o) em 09/06/99.
Foi fundador da Loja Maçônica “Itatiaia”, em 15/08/88, na cidade de Itatiaia-RJ, sendo seu primeiro Vice-Presidente.
Entre os diversos cargos ocupados na Loja “Itatiaia”, destaca-se também o de representante da mesma junto ao Grande Oriente do Brasil, órgão máximo da Maçonaria Brasileira, com sede em Brasília-DF, no período de 1995 a 1999.
Foi fundador da Loja Maçônica “Grão-Mestre Fco Murilo Pinto”, com sede em Resende-RJ, em jul/2001.
Fundador do Capítulo Rosa-Cruz “Álvaro Palmeira” e da Oficina de Graus Superiores “Prof. Álvaro Palmeira”, ambos em Itatiaia-RJ.
Membro do Supremo Conclave do Rito Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro-RJ.
Por seus serviços prestadores às Lojas “Lealdade e Brio” e “Itatiaia”, recebeu destas os Títulos de “Benemérito da Loja”, “Membro Emérito” e “Membro Remido”, alem de outros em reconhecimento , principalmente, por seus serviços de beneficência junto às sociedades resendense e itatiaiense.
Dos cinco títulos de reconhecimento que a Ordem Maçônica Brasileira confere aos seus membros por serviços prestados a Ordem e a sociedade em geral, recebeu quatro: “Benemérito da Ordem”, em 1990; “Grande Benemérito da Ordem”, em 1994; “Estrela da Distinção Maçônica”, em 1995 e “Cruz da Perfeição Maçônica”, em 1998.
Faleceu em Itatiaia aos 79 anos, dia 26/04/2002 onde foi sepultado.

12 - OSMAR AMORIM


Filho de Antonio Augusto Amorim e de Maria Geraldes Amorim, naturais de Portugal. Nasceu a 26 de março de 1917, no antigo Distrito Federal, hoje Rio de Janeiro. Cursou o Colégio Pedro II e serviu no Batalhão de Guardas em 1936. Fez o curso Prático de Farmácia e logo após o curso de Farmacêutico, recebendo em março de 1940 o Diploma de Farmacêutico, título conferido pela Faculdade Livre de Ubá do Estado de Minas Gerais. Começou em 1945 a exercer sua vida profissional na cidade de Volta Redonda vindo mais tarde para Itatiaia, então Campo Belo, onde se radicou e viveu intensamente e incansavelmente por esta terra, que se considerava filho dela.
Homem trabalhador procurava servir a sua comunidade dando-lhe toda a assistência, tanto profissionalmente como comunitariamente. Servia a todos indistintamente. Político fervoroso batalhou incansavelmente por várias benfeitorias do local. Recebeu em 30 de novembro de 1971, diploma de Honra ao Mérito do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Recebeu também, Diploma de Vereador Benemérito pela realização de várias obras, que muito beneficiou o distrito, como instalação da Rede Elétrica e inauguração do Grupo Escolar do Bairro Cabral. Sócio Fundador do Lions Clube de Resende, recebe em 1971 diploma pelos Dez anos de serviços prestados a sua comunidade. Lança a pedra fundamental do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto. Casou-se em 1937 com Joselita Nascimento Amorim e dessa união tiveram 8 filhos, sendo 6 homens e 2 mulheres. Faleceu em 1º de junho de 1973 levando consigo um dos seus maiores sonhos, ver Itatiaia emancipado. Seu nome hoje é lembrado numa das ruas desta terra que tanto amou.

13- PEDRO DE SOUZA RANGEL

Pedro de Souza Rangel nasceu em domicílio, em Itatiaia no dia 29 de Junho de 1944. Filho de João Rangel e de Laura de Souza Rangel. Formado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Barra do Piraí e em Direito pela Sociedade Barramansense de Ensino Superior (atual UBM). Foi Coordenador dos Festejos do CXXXVI (136º) aniversário de Criação do Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo em 5 de abril de 1975( na época, Itatiaia – 4º Distrito de Resende). Lecionou e dirigiu o Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto no período de 1979 a 1981. Empenhou-se na criação do pré-escolar. Reivindicou e colocou em funcionamento a 2ª fase do Ensino Fundamental Noturno e, inclusive, o Ensino Médio, sendo a primeira escola de Resende a possuí-lo que segundo ele mesmo, sua maior “aspiração”. O MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) em Itatiaia também possibilitou o acesso ao ensino há muitos cidadãos do antigo distrito. Pelo 4º distrito de Resende – Itatiaia ocupou cadeira na Câmara Municipal de Resende no período de 1971 a 1972; e finalmente, de 1983 a 1988(vindo a falecer em 07.02.1988) no seu último mandato. No governo municipal do prefeito municipal de Almir Dumay Lima uma homenagem póstuma a ele foi prestada em seu nome: a Escola Estadual Municipalizada Pedro de Souza Rangel. Este é um retrato de uma personalidade forte, irreverente e que deu sua contribuição à história e ao ensino público Itatiaiense.

14 – João Vieira da Silva

joão Vieira da Silva, natural de Portugal, nascido em 1º de abril de 1845, filho de Pedro Vieira da Silva e D. Ana da Silva – comerciante de secos e molhados. Político foi presidente da Câmara Municipal de Resende e Prefeito de Resende e Prefeito de Resende, no período de 1º de janeiro de 1915 a 24 de janeiro de 1915.
Eleito vereador para o triênio 1907 a 1910, João Vieira da Silva, com 637 votos, sendo o mais votado. É reeleito para o período de 1910 a 1912 com 616 votos.
Em 1915 muda-se radicalmente a situação política do Estado e conseqüentemente do Município. Ascende o poder Nilo Peçanha. Daí resulta o afastamento do Prefeito Pereira Botafogo das funções de Chefe do Executivo Municipal, sucedendo-o, na forma de direito e temporariamente o Coronel João Vieira da Silva, então presidente da Câmara. Após este período vem residir em Itatiaia onde falece a 11/11/1922.

15– EDGARD BERNARDES


Edgard Bernardes: Natural de Itatiaia, nascido em 1/10/1881. Filho de José Mendes Bernardes e D. Maria Carolina Mendes Bernardes. Fazendeiro. Prefeito de Resende, período de 29/4/1922 a 6/9/1922. Casado com D. Alcina Barreto Bernardes. Falecido em 23/4/1962.

16 - Mariana Ribeiro da Rocha Leão


Mariana Ribeiro da Rocha Leão. nasceu em 16/09/1810 em Carmo de Minas, Província de Minas Gerais, filha do Comendador Francisco José Ribeiro, natural de Amarante, Portugal e de Esmeria Floriana de Mendonça.
Casou-se em primeiras núpcias com Antonio Pereira Leite, grande cafeicultor com a Fazenda “Ribeirão Raso” em Resende-RJ. Mariana viúva casa-se com Manoel da Rocha Leão, grande fazendeiro de café em sua Fazenda Cachoeira, obtém premio de Alto Apreço – Medalha de Ouro na exposição de Paris. Proprietários do casarão, onde hoje está instalada a Prefeitura Municipal de Itatiaia. Neste prédio funcionou o Colégio “São José” sob a direção do professor José Maria de Almeida, internato e externato, para meninos. A Capela de Nosso Senhor dos Passos, teve sua construção iniciada em 1886, século XIX por Mariana da Rocha Leão e concluída pelo Cel. José Mendes Bernardes e Dr. Eduardo Augusto Torres Cotrim.
A principio erguida por mãos negras do Antigo Regime Colonial Escravocrata, mais tarde concluída por alforriados negros e pedreiros devotos de Nosso Senhor dos Passos.
Hoje existe a Praça Mariana Rocha Leão em frente à Igreja Matriz de S. José e a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário