Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

OS MESTRES DE EDUCAÇÃO EM ITATIAIA

MARIA AUGUSTA DINORAH FREIRE (D. MARIÚCHA)

A professora Maria Augusta Dinorah Freire(D. Mariúcha) nasceu no sítio da Vargem das Canas – Vila de Pirangaí, também conhecido como Santana dos Tocos, hoje inundada pela represa do FUNIL, no dia 28 de agosto de 1902 e faleceu no dia 23 de abril de 1981, aos setenta e nove anos de idade. Iniciou o Magistério como professora pública em Campo Belo (com qual nome não se conformara com a mudança para Itatiaia) e de onde saiu aos 14 anos para se diplomar em Ponte Nova em professora. É relevante notabilizar-se de que mesmo enferma, acamada, lecionou até antivéspera de sua morte. A sua doação de vida, não foi somente ao Magistério, como se pode verificar nos registros em Ata da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia, atuando também como enfermeira na Revolução de 1932 a reais serviços aos feridos e doentes, mitigando-lhes a dor e confortando-os na desdita como referência de agradecimento do Exército.
Helenice Dile Evangelista Barbosa
Sócio Efetivo

MARIA JOSÉ DE AQUINO



Dona Zezé, como carinhosamente chamada por todos que a conheceram. Nasceu Maria José de Aquino, em 28 de Setembro de 1897. Filha de Virgílio Thomaz de Aquino e Maria Pacheco de Aquino. Como irmãos possuía a Benedita de Aquino(Didita), José Thomaz de Aquino(Juca). Do segundo casamento de seu pai com Dona Joselina Rosa de Aquino; teve mais dois irmãos: Valdir Aquino(ex-radialista da Rádio Agulhas Negras e ex-vereador) e Lizete de Aquino, além da irmã adotiva , que foi criada por ela, chamada Maria Vitória. Seu tio, Joaquim Thomaz de Aquino foi prefeito de Resende em 1915. Leiga foi uma das primeiras professoras de nossa cidade; já que a primeira escola de Itatiaia é datada do ano de 18 ; Dona Zezé lecionou por 29 anos; de 1939 a 1968, trabalhava na Capela D. Bosco( atrás da Igreja), Unidade de Ensino que seria anos mais tarde denominada Escola Municipal Reinaldo Maia Souto, que faz do Estabelecimento de Ensino Municipal a uma existência real de 63 anos. Dona Zezé foi um exemplo de mulher, de religiosa temente a Deus e que não se esmorecia ante as dificuldades, não se abatendo nem para a morte, resistindo bravamente. No dia 02 de Junho de 1992 à inauguração da Pré Escola passou a ser denominada: “Pré Escola Municipal Maria José de Aquino”, em homenagem aos seus feitos como professora.
Celina Pereira Batista
acadêmica – cadeira n.º 20 – Prof. Maria José de Aquino

PEDRO DE SOUZA RANGEL

Pedro de Souza Rangel nasceu em domicílio, em Itatiaia no dia 29 de Junho de 1944. Filho de João Rangel e de Laura de Souza Rangel. Formado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Barra do Piraí e em Direito pela Sociedade Barramansense de Ensino Superior (atual UBM). Foi Coordenador dos Festejos do CXXXVI (136º) aniversário de Criação do Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo em 5 de abril de 1975( na época, Itatiaia – 4º Distrito de Resende). Lecionou e dirigiu o Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto no período de 1979 a 1981. Empenhou-se na criação do pré-escolar. Reivindicou e colocou em funcionamento a 2ª fase do Ensino Fundamental Noturno e, inclusive, o Ensino Médio, sendo a primeira escola de Resende a possuí-lo que segundo ele mesmo, sua maior “aspiração”. O MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) em Itatiaia também possibilitou o acesso ao ensino há muitos cidadãos do antigo distrito. Pelo 4º distrito de Resende – Itatiaia ocupou cadeira na Câmara Municipal de Resende no período de 1971 a 1972; e finalmente, de 1983 a 1988(vindo a falecer em 07.02.1988) no seu último mandato. No governo municipal do prefeito municipal de Almir Dumay Lima uma homenagem póstuma a ele foi prestada em seu nome: a Escola Estadual Municipalizada Pedro de Souza Rangel. Este é um retrato de uma personalidade forte, irreverente e que deu sua contribuição à história e ao ensino público Itatiaiense.

Carlos Lima da Silva
Acadêmico – cadeira n.º 13 – Amadeu Oliveira Rocha



Maria da Penha Oliveira Conde

Maria da Penha Oliveira Conde nasceu em Resende a 25 de Maio de 1931. Era filha de Geraldo de Oliveira Lima e Luísa de Oliveira Lima. Neta de Prescilliano de Oliveira Lima e Dionísia de Oliveira Lima. Bisneta paterna de portugueses e materna de escravos. Mariazinha como era conhecida, começou a lecionar aos 15 anos de idade. Leiga. Começou a lecionar inicialmente numa antiga escola rural do Parque Nacional do Itatiaia, em seguida, no Grupo Escolar Ezequiel Freire, e posteriormente, no antigo Anexo da Escola Municipal Reinaldo Maia Souto, onde lecionou por muitos anos, tendo sido diretora daquele estabelecimento. Alfabetizou gerações em sua própria residência na rua Cel. José Mendes Bernardes. Casou-se com Amíler Rodrigues Conde(de quem era viúva) e deixou dois filhos após seu falecimento aos finais da década de 80. Referi-mo aos filhos Fábio de Oliveira Conde e Amíler Rodrigues Conde Junior. A diabetes do tipo “Mellitus” avançou cada vez mais até sua derradeira passagem. Seu nome sempre será lembrado por sua dedicação tão expressiva no Ensino Público Itatiaiense.
Eliane Barros de Almeida
Acadêmica – cadeira n.º 15 – João Nunes de Almeida

MARIA DA GLÓRIA VIEIRA DA SILVA


Maria da Glória Vieira da Silva, mais conhecida como “Dona Glorinha”, nasceu a 25 de fevereiro de 1905, na antiga Vila de Campo Belo. Primogênita de uma prole de cinco irmãos era filha de José Pereira da Silva e de Adelaide Vieira da Silva e neta do Coronel João Vieira da Silva, “português, comerciante, dono de terras que veio para o Brasil com uma leva de portugueses por volta de 1830”. Dona Glorinha ingressou no Magistério a 02 de maio de 1935, para reger interinamente “a escola mista n.º 4 de Campo Belo”, no Município de Resende. Paralelamente, trabalhou por cerca de cinco anos, a partir de 1942 na Superintendência do Tráfego Postal como Legionária, prestando concurso em 23 de fevereiro de 1943 para o “Departamento de Correios e Telégrafos”que funcionava no antigo prédio próximo à estação, de propriedade do senhor Juvenal Marins Freire que na
Época possuía um empório(armazém), atual propriedade de Nelson Maia Souto. Glorinha fez uma opção consciente ao dedicar sua vida ao Magistério onde se aposentou em 15 de junho de 1966, foram 31 anos de dedicação quase exclusiva. Vale lembrar que, embora professora-leiga, ela sempre se interessou em manter-se atualizada.

Lílian Pereira da Silva Flores
Acadêmcia – cadeira n.º 22 – Mário Pereira da Silva


ENEIDA DE ALMEIDA MAIA


Terceira filha do casal Sebastião Maia Souto e Maria Nazareth Nunes de Almeida, nasceu em Itatiaia, no dia 20 de Dezembro de 1930. Fez a 1ª fase do Ensino Fundamental no Grupo Escolar Ezequiel Freire, que na época funcionava em frente ao Estádio Municipal Antônio Corrêa na rua João Vieira(antigo Largo João Vieira), em um antigo casarão, hoje propriedade residencial e comercial. Eneida fez o artigo 99 e prestou provas para o Científico, em Guaratinguetá. Ainda jovem aos 18 anos e ainda não formada foi professora no Grupo Escolar Ezequiel Freire. Por apresentar notas excelentes do Curso Científico, não precisou fazer prova para ingressar no Instituto de Educação de Niterói – Professor Ismael Coutinho, onde fez o Curso Normal em 4 anos, se formando em 1959. Lecionou em Niterói como professora, até sofrer um grave acidente após um incêndio em um circo na qual tragicamente perdeu sua própria vida.
acadêmica Eliana Regina Maia Gouvêa
Cadeira n.º 11 – Sebastião Maia Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário