Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A INDÚSTRIA AGROPECUÁRIA - Alda Bernardes de Faria e Silva

A INDÚSTRIA AGROPECUÁRIA

Após a decadência do café no século XIX, as propriedades rurais se transformaram em agropecuária.
Em 1883, a Fazenda “Belos Prados” do Cel. José Mendes Bernardes, com área de 213 alqueires geométricos, com 22 em matas, desenvolveu a pecuária, sendo um dos maiores criadores da raça jérsei, passando a fabricar manteiga, tendo sido o primeiro exportador para o Rio de Janeiro e o segundo em leite.
Foi também Campo Belo, hoje Itatiaia, a sede das atividades de um dos criadores mais progressistas que a pecuária nacional teve Dr. Eduardo Augusto Torres Cotrim, importando o gado europeu, com reses holandesas. Seu livro A Fazenda Moderna, foi modelo para várias gerações.
Em 1891, Rocha Leão e Rocha Miranda, na Fazenda “Itatiaia”, organizava a “Cia Centros Pastoris do Brasil”, em Itatiaia para a exportação do leite pasteurizado para o Rio de Janeiro.
Natanael Soares da Rocha recebeu por duas vezes consecutivas em 1981 e 1982, o título de Pecuarista do Ano, em âmbito nacional.
Hoje, pelos registros da Prefeitura Municipal de Itatiaia temos 102 produtores, entre pecuaristas e agricultores.
Os maiores pecuaristas de gado leiteiro são:

· Branca R. Cotrim, proprietária da Fazenda “Campo Belo”, com mais de 800 litros diários, parte do leite é transformado em queijo e a outra parte, o leite é pasteurizado e ensacado com a marca “Leite Itatiaia”.

· Luiz Dias, proprietário da Fazenda “Mauá”, com produção de mais ou menos 800 litros, é transformado em queijo mussarela e minas.

OS MAIORES PECUARISTAS EM GADO DE CORTE SÃO:

· Marcelo Traça Gonçalves, Fazenda “Rio Bonito”, com mais ou menos 600 vacas criadeiras de corte.

· Ricardo de Barros Saad, Fazenda “Itatiaia”, com mais de 500 cabeças de bois de engorda.

· José Ricardo dos Santos, sitiante com 170 vacas comuns, com retirada de 300 litros de leite vendido para a Cooperativa Agropecuária de Leite de Resende.

PEQUENOS PECUARISTAS



· Ramalho da Silva Neto, com 23 cabeças de gado gerolanda, com 70 litros de leite.

· José Clovis de Souza, “Nunes”, com 15 vacas gerolanda, com a produção de 60 litros vendidos na rua.

· José Carlos Gomes, com 16 vacas, produzindo 40 litros vendidos na rua.

· Geni de Paula Lima, sitiante com 52 cabeças de gado comum, com 70 anos de idade, com a produção de 80 litros de leite, venda para a Cooperativa Agropecuária de Leite de Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário