Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Biografia de D. Mariana Ribeir da Rocha Leão

Mariana Ribeiro da Rocha Leão


Mariana Ribeiro da Rocha Leão. nasceu em 16/09/1810 em Carmo de Minas, Província de Minas Gerais, filha do Comendador Francisco José Ribeiro, natural de Amarante, Portugal e de Esmeria Floriana de Mendonça.
Casou-se em primeiras núpcias com Antonio Pereira Leite, grande cafeicultor com a Fazenda “Ribeirão Raso” em Resende-RJ. Mariana viúva casa-se com Manoel da Rocha Leão, grande fazendeiro de café em sua Fazenda Cachoeira, obtém premio de Alto Apreço – Medalha de Ouro na exposição de Paris. Proprietários do casarão, onde hoje está instalada a Prefeitura Municipal de Itatiaia. Neste prédio funcionou o Colégio “São José” sob a direção do professor José Maria de Almeida, internato e externato, para meninos. A Capela de Nosso Senhor dos Passos, teve sua construção iniciada em 1886, século XIX por Mariana da Rocha Leão e concluída pelo Cel. José Mendes Bernardes e Dr. Eduardo Augusto Torres Cotrim.
A principio erguida por mãos negras do Antigo Regime Colonial Escravocrata, mais tarde concluída por alforriados negros e pedreiros devotos de Nosso Senhor dos Passos.
Hoje existe a Praça Mariana Rocha Leão em frente à Igreja Matriz de S. José e a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário