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quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O TRANSPORTE DE CAMPO BELO A ATUAL ITATIAIA - Alda Bernardes de Faria e Silva

Do século XVI ao século XVII, com a descoberta do ouro nas Gerais, e o Vale e a Serra, foram intensamente percorridas por aventureiros e faiscadores a procura de indícios auríferos, seguindo as primitivas trilhas dos selvagens.
No século XXVII, suas terras serviam de passagem ou de pouso de viajantes que, provenientes do Sul de Minas, demandavam os portos sul-fluminenses.
Nos meados do século XVIII, a serra e o vale tornaram-se importantes vias de transporte das Minas Gerais para o Porto de Angra dos Reis, por onde escoava o ouro por via marítima. Em conseqüência desse tráfego, foram surgindo na região vários ranchos que serviam como ponto de apoio aos tropeiros.
No início do século XIX, o transporte da região se fazia por via terrestre. Em penoso desfilar, as tropas de muares abriram os caminhos do Oeste para o Leste. Do Sul vinham grandes levas de tropeiros gaúchos, fornecedores de mulas para a lavoura cafeeira e seu escoamento para Angra dos Reis. Foi do Norte que mineiros transpuseram a Mantiqueira para o Vale do Paraíba e lançaram as primeiras raízes da sociedade colonial Itatiaiense.
Na década de 1870, o Comendador Rocha Leão, adquiria na Inglaterra, sete milhas de trilhos para a projetada via férrea que teria de percorrer suas lavouras, situada em Itatiaia, hoje, Nhangapi, pertencente à Vila de Campo Belo.
Foi na década de 1860 e no início de 1870 com a fase áurea do café - o Ouro Verde, que surgiu a exploração da via fluvial pelo rio Paraíba com os barcos enormes que, desde Barra do Piraí, navegavam rio Paraíba acima de Itatiaia (então Campo Belo) para atender os grandes comerciantes das firmas Rocha Bernardes e Irmãos, chegando a exportar 100.000 arrobas de café no Porto das Barcas, hoje, Fazenda “Belos Prados”; “Teixeira Caboré” e “Companhia Diogo Santos Pinto” com armazéns no Porto das Barcas, na época “considerado um dos maiores entrepostos alfandegários e comerciais, pelo volume das operações que realizava”, para o qual, inclusive, eram despachadas para o Rio de Janeiro produções dos municípios de Queluz e Areias. Os trilhos da Estrada de Ferro D.Pedro II chegaram em Itatiaia em 1873, substituindo aos poucos o comércio fluvial até Barra do Piraí.
Com a construção da Rodovia Presidente Dutra, por volta de 1950, ligando os dois maiores centros urbanos do Brasil e mais a Hidroelétrica do Funil, determinaram um grande surto migratório para Itatiaia, surgindo as indústrias XEROX (hoje Flextonics) MICHELIN, Refinações de Milho do Brasil, CREMOGEMA (hoje BIOCHIMICO), IMI...
A Rodovia Presidente Dutra BR divide o Município e põe em comunicação direta com os grandes centros Rio, São Paulo e Minas e outras cidades intermediárias.
Com numerosas linhas regulares de ônibus, cortando o Município em todos os sentidos: com Rodoporto no Restaurante Itatiaia na Via Dutra, cujo faziam parada Viação Cometa, itapemirim, Expresso Brasileiro.
Em Itatiaia: ônibus Sampaio, S. Geraldo, Viação Cidade do Aço, Linha Regular ItatiaiaxResende – Tupi Turismo e a linha regular urbana com a Tupi Turismo.

Ferrovia

A Rede Ferroviária Federal S. A . corta o Município com a Estação Ferroviária praticamente desativada RFFSA.


Outros Transportes


1. O trem

Em Itatiaia, o trem surgiu em 1873 com a estação inaugurada Estação Barão Homem de Mello.
Atualmente, os trens são de carga.

2. O Trole

Quando em 1873, o trem parou na Estação de Itatiaia, estávamos em pleno uso do cavalo. Quem desembarcasse na freguesia de Campo Belo com bagagem e crianças, teria que usar o trole. Era um veículo de duas rodas pequenas à frente, próximas a boléia(lugar destinado ao cocheiro) e duas rodas maiores, na parte traseira ao lado do assento dos passageiros.
O veículo era puxado por cavalos, o boi servia ao transporte urbano, em direção às fazendas.
O transporte também era feito a cavalo, no princípio do século era mais usadas as charretes com rodas de madeira.
Por volta do final da década de 20. Surgem os primeiros automóveis particulares. Em 1929, Gil Bernardes e Lúcio Bernardes compraram o primeiro Ford a manivela.

3. O primeiro carro de aluguel

O Sr. Adílio de Carvalho foi o primeiro a adquirir o 1º carro de aluguel – bem mais tarde – surgiram outros motoristas.


4. A primeira linha de ônibus

A vila pode contar, no início da década de com a primeira linha de ônibus implantada por Oscar Maia e ligava Itatiaia a Resende.

5. A linha de ônibus hoje

A cidade não possui linhas de ônibus própria, porém inúmeros ônibus entram na cidade diariamente em vários horários, ligando-a ao Rio de Janeiro e São Paulo.
Hoje Itatiaia possui a Rodoviária Jorge Miguel Jaime com viagens ligando o eixo Rio São Paulo.

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