Translate

Postagens populares

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Centenário do Núcleo Colonial - acadêmica Célia Borges

Acima a Professora Doutora Nilza Magalhães Macário - Professora Angela Maria da Silva Campos - Professora Anamaria Dile de Medeiros e Albuquerque e o Professor Carlos Lima.
Célia Borges - Maria Tereza de Meher - Alda Bernardes(Presidente da ACIDHIS) - Angela Maria Campos;
ao fundo Anamaria Dile de Medeiros e Albuquerque, Leila Heirz(Presidente da AAI) e Igold Knoch.

No auditório Dagmar Rezende - Primeira Dama Maria Luísa Bastos e o Prefeito Luís Carlos Ypê.


O Centenário do Núcleo Colonial - Célia Borges






O centenário do Núcleo Colonial do Itatiaia, na data da chegada ao Brasil do primeiro grupo de imigrantes europeus que vieram ocupá-lo, foi comemorada neste sábado, dia 13 de dezembro, com evento no Auditório do Itatiaia Park Hotel, antigo Hotel Simon, reunindo descendentes de colonos, moradores da região e convidados. Entre os presentes esteve o prefeito eleito do município, Luis Carlos Ypê, que compareceu com a esposa, Maria Elisa, e um grupo de auxiliares.O encontro foi promovido pela Associação dos Amigos do Itatiaia, com apoio da Academia Itatiaiense de História, e constou de palestras, exibição de fotografias, e do lançamento de uma coleção de cartões postais retratando flagrantes da vida desses pioneiros, nas primeiras décadas de existência do Núcleo.Após as palavras de boas vindas da administração do hotel, a programação foi iniciada com pronunciamento da presidente da AAI, Leila Heizer, seguida da presidente da ACIDHIS, Alda Bernardes. A jornalista Célia Borges fez palestra sobre a história dos 100 Anos do Núcleo, e logo após, a Secretária Geral da AAI, Maria Teresa de Mehr, discorreu sobre a recuperação da mata do Itatiaia, demonstrada com exibição de fotos, durante a ocupação da região pelos imigrantes.A parte oficial da programação foi encerrada com a emocionante apresentação do Diretor Cultural da AAI, Igold Knock, que emocionou a platéia ao divulgar uma gravação muito rara, de 1951, em oportunidade que entrevistou um dos mais interessantes personagens da história da região, o empresário Josef Simon, fundador do Hotel Simon. Na gravação, além de seus comentários sobre as lembranças da Alemanha, sua terra natal, e da paixão por Itatiaia, ele canta canções da infância, com letras adaptadas para elogiar a terra que adotou.No tempo destinado à manifestação do público, falou o advogado Jacir Martins, destacando a importância do conhecimento da história do Núcleo como fator de mobilização da comunidade. As canções gravadas de Josef Simon incentivaram mãe e filha, Maria Alina e Aline Rabelo Rocha, a apresentarem as canções criadas pela primeira, criadas para exaltar a alegria de viver em Itatiaia.Além dos já citados, participaram também como convidadas oficiais a Coordenadora de Pesquisa da AEDB, professora Nilza Macário, e a vice-presidente da ACIDHIS, professora Angela Maria da Silva Campos. Como mestre de cerimônias, e também representando a ACIDHIS, atuou a jornalista e professora Anamaria Dile. Também compareceram o Secretário da ACIDHIS, Carlos Lima, e o Secretário Municipal de Administração, Edson de Souza. O evento foi encerrado com um coquetel para os participantes. Célia Borges



O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
Alda Bernardes de Faria e Silva


A riqueza da flora do Parque Nacional do Itatiaia e a expressividade de suas formações geomorfológicas, causaram importante relato devido à visita do botânico Glaziou em companhia da princesa Imperial D’Eu em julho de 1872 em “Mont - Serrat” – uma das antigas fazendas de Irineu Evangelista de Souza (antigo nome do Parque).
Com a abolição da escravatura suas fazendas foram vendidas , quando surgiram dois Núcleos Coloniais: um no vale do rio Campo Belo, denominado Itatiaia; e o outro no vale do rio Preto, denominado Visconde de Mauá.
Precisamente em 14 de junho de 1937, através do Decreto 1.713 o Governo Federal criou o Parque Nacional do Itatiaia, localizando-o em uma notável área da Serra da Mantiqueira, como o primeiro Parque Nacional do Brasil.
Com esta atitude poder-se-ia equacionar o problema do equilíbrio ambiental, do ponto de vista regional, entre outras ações.
É importante definir sua topografia de difícil acesso, de penetração penosa.
Outro aspecto observado se dá às práticas violentas das lavouras extensivas e do pastoreio sobre pastagens queimadas anualmente, além do extrativismo da lenha, palmito “Juçara” e da madeira nativa, sacrificaram animais de várias espécies, além da destruição da flora e das matas tropicais.
A imponência do Itatiaia com sua respectiva riqueza de fauna e flora se define com exuberante florística ainda hoje, mesmo deflagrada às queimadas e a ocupação predatória de suas terras.
Essa possibilidade se dá graças as condições de luz e altitude inerentes no Itatiaia.
Interessa dizer que possui gigantesco maciço geológico – o segundo grande grupo de foiaíto existente no mundo.
De sua localização podemos dizer que se encontra em pontos limítrofes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e cuja posição é 22º 24’ 48’’ latitude Sul e 44º 50’ 0’’ de longitude Greenwich ou 1º 39’ 39’’ W. do Rio de Janeiro, com a altitude de 2.180 metros sobre o nível do mar.
A serra abrange terrenos dos municípios de Queluz(São Paulo), Resende, onde está a sua maior área, (Estado do Rio) e Itamonte, Liberdade e Aiuruóca, (Estado de Minas Gerais).
A sua direção geral é E O apresentando-se ela, olhada do vale do Paraíba, de altitude aparentemente de súbito elevada e uniforme.
Sua constituição geológica empresta-lhe, nas partes mais elevadas, singulares formas e belezas realmente admiráveis.


Bibliografia da autora



1. Pedro Braile, neto – Resende no seu ducentésimo ano de existência – edição 1944;
2. Camejo, Rui – Revista de Itatiaia – abril/89 – página 13







Parque Nacional

autor: Tenente Sebastião de Almeida


Como é linda a natureza,
Que Itatiaia mostra pra todo Brasil,
Em baixo, um verde, que beleza,
Em cima um céu azul anil.

Pássaros noturnos entoam um cantar,
Num clarão do cintilar dos pirilampos,
O ruído das águas em seu leitor a rolar,
E o orvalho que molha a relva dos campos.

De dia, o gorjear dos passarinhos,
Em cada fresta um raio de luz solar adentra,
O Parque Nacional expõe em seus caminhos,
Tudo de belo que a floresta apresenta.


Itatiaia, tu abraças com tua vegetação,
Um magnífico patrimônio da cidade,
Mostrando insetos oriundos da região,
Em seu Museu de grande autenticidade.

Auxiliando sempre a ecologia,
Ajudamos a preservar a natureza,
Itatiaia, tu viverás sempre em harmonia,
Para que possamos respirar toda pureza.


Parque Nacional, tu és sexagenário,
Com mais de meio século de fundação,
Sua fauna e flora fazem o seu cenário,
Tornando um palco de zoo-vegetação.


Amar você Parque Nacional.
É amar a natureza,
É amar esta beleza,
De um país sensacional.