Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

HISTÓRICO DA BANDA DE MÚSICA JOSÉ REIS DA SILVA

HISTÓRICO DA BANDA DE MÚSICA JOSÉ REIS DA SILVA

A Banda de Música foi fundada no dia 25 de março de 1999, pelo Ex.mo. Sr. Almir Dumay Lima – DD. Prefeito Municipal de Itatiaia que nomeou para Coordenador Musical da mesma, o Sr. Diomar de Carvalho Lemos.
Ficou denominada “Escola de Música José Reis da Silva”, com sede própria na Rua Antônio Gomes de Macedo, s/n. º - Centro, onde a Banda de Música faz seus ensaios e estudos.
Entre os anseios do prefeito Almir Dumay Lima paira a grande finalidade de atender o povo de Itatiaia.
A atuação da Banda é crescente. Atende as associações de moradores de todos os bairros como os de Penedo, Maromba e Vila Flórida, entre tantos outros. Discorrem seus feitos sobre os Desfiles Cívicos, Semana da Pátria, Aniversário da cidade, inaugurações.
Trabalha articulada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abrangendo múltiplas atividades cívicas e pedagógicas. Itatiaia hoje é um dos municípios do sul fluminense que mais incentivaram o dom musical de seus moradores.
A Banda de Música é a alma viva do talento dos Itatiaienses. Composta por 10 músicos concursados e 10 guarda-mirim, um maestro e o coordenador musical.
De acordo com o coordenador Diomar de Carvalho Lemos, o sucesso da banda se deve à união entre todos os tipos de músicos.
A Banda de Música tem uma sintonia perfeita entre profissionais com vasta experiência e talentosos guardas mirins que ainda estão começando a carreira.

Vejamos a estatística das apresentações:

1999 – 32 apresentações
2000 – 48 apresentações
2001 _ 68 apresentações /
Inaugurações do executivo




Entre todas, as três inaugurações que mais se destacaram:

Inauguração do TREVO da Nova Dutra;
Portal do Penedo;
Inauguração do Teatro Municipal Oswaldo Motta;


A Banda de Música oferece aos seus alunos ensinamentos de oratória instrumental (sopro e percussão), teoria, solfejo e leitura métrica, orientada pelo maestro João Bosco da Costa e coordenada pelo nosso incansável Diomar de Carvalho Lemos(de longa história musical) em Itatiaia.

Carlos Lima
Acadêmico – cadeira n. º 13 – Amadeu de Oliveira Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário