Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Histórico da Fanfarra do C. M. Reinaldo Maia Souto - Jorge Côrrea

HISTÓRICO DA FANFARRA DO C.M.REINALDO MAIA SOUTO

A Fanfarra iniciou suas atividades em 1980 sob a condução de Jorge Luiz Corrêa, na Escola Estadual Ezequiel Freire, contando com 32 instrumentos e o apoio da diretora Prof. Therezinha Barão.
Em 1981, a convite do falecido Prof. Pedro de Souza Rangel, diretor do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, a Fanfarra passou a atuar neste colégio com um total de 42 instrumentos fornecidos pela Prefeitura de Resende.
Naquele mesmo ano uniram-se os dois colégios e formaram a Fanfarra de Itatiaia que desfilou no dia 7 de setembro, composta por 74 instrumentos.
Em 1982, a união foi desfeita, passando a Fanfarra a atuar somente através do Colégio Municipal, com grandes dificuldades de funcionar por falta de instrumentos. Fabricando e improvisando alguns instrumentos como o tarol e o surdo utilizando latões, tomando emprestado de grupos carnavalescos e de outros colégios, sendo possível chegar a 88 instrumentos e desfilar com brilhantismo no dia 7 de setembro, fazendo acreditar que a nossa cidade já poderia oficializar a sua Fanfarra.
Apesar das deficiências, a empolgação era muito grande e fez com que se participasse do concurso realizado durante as comemorações do 181º aniversário de Resende, obtendo o 1º lugar na categoria de fanfarra simples, contribuindo ainda para o brilho do desfile realizado nas solenidades do dia 29 de setembro de 1982.
Em 1983 continuava a mesma deficiência instrumental, mas, mesmo assim, participamos do desfile cívico de 7 de setembro, do desfile de 29 de setembro e repetimos o feito anterior ao obtermos o 1º lugar no concurso ocorrido durante as comemorações do 182º Aniversário de Resende.
Em 1984, com o apoio da Prof. Lílian Pereira Flores, diretora do Colégio Municipal e da Prefeitura de Resende, consegue adquirir mais alguns instrumentos e, com esse reforço, foi possível a Fanfarra participar de vários eventos com:

Concurso de Bandas e Fanfarras de Resende, categoria simples, obtendo o 1º lugar;
I Concurso de Bandas e Fanfarras de Valença, categoria simples, tirando o 4º lugar;
Festival de Fanfarras Escolares de Volta Redonda, categoria simples, saindo em 4º lugar;
Participando em solenidades do Grêmio Literário de Resende;
Festa de São José, em Itatiaia;
Festa de São Benedito, em Engenheiro Passos;
Desfile Cívico de 7 de Setembro;
Desfile Cívico de 29 de setembro, no aniversário de Resende.

Em 1985, foi criada a Fanfarra com Pisto, tendo como 1º instrutor Jorge Luiz Corrêa e 2º instrutor Ricardo Luiz Corr6ea. Ainda assim, faltavam instrumentos de sopro e o uniforme era uma adaptação daquele doado pela Academia Militar das Agulhas Negras. Entretanto, foi possível participar dos seguintes eventos:

Concurso de Bandas e Fanfarras de Resende, categoria fanfarra com 1 pisto. Obtivemos o 3º lugar;
II Concurso de Bandas e Fanfarras do Royal Supermercados, categoria fanfarra com 1 pisto. Tirando 3º lugar;
Desfile Cívico de 7 de setembro;
Desfile Cívico de 29 de setembro, no aniversário de Resende;

Em 1986 ainda continuávamos dificuldades por falta de instrumentos e de uniformes. Mais uma vez participamos de concursos de fanfarras de 1 pisto e de outros eventos como:

Concurso de Bandas e Fanfarras de Resende, obtendo o 3º lugar;
III Concurso de Bandas e Fanfarras Barra do Piraí, com o 4º lugar;
IX Concurso de Bandas e Fanfarras de Caieiras – SP, tirando o 4º lugar. Cabe notar que a nossa Fanfarra concorria com as maiores expressões nacionais, sendo algumas de renome internacional;
Desfile Cívico de 7 de setembro;
Desfile Cívico de 29 de setembro, no aniversário de Resende;
Festa da Comunidade do Bairro do Campo Alegre;
Festa de São José, em Itatiaia.

Em 1987, infelizmente, ocorria maior agravamento das dificuldades que quase impedia a Fanfarra de atuar. Foi às custas de grande esforço que ainda participamos de concursos e eventos como:

Concurso de Bandas e Fanfarras de Resende, obtendo o 3º lugar;

Concurso de Bandas e Fanfarras de Barra do Piraí, com o 5º lugar;

Desfile Cívico de 7 de Setembro;

Desfile Cívico de 29 de Setembro, no aniversário de Resende.

Em 1989, a nossa única apresentação, feita no desfile cívico de 7 de setembro, só foi possível graças ao empréstimo de instrumentos feito pelo Colégio Municipal Getúlio Vargas, de Resende.
Para atuar em 1990 dependemos unicamente da ação que vem desenvolvendo a Secretaria de Educação e Cultura, no sentido de operar uma completa reestruturação da Fanfarra. A deficiência de instrumentos e de uniformes é de tal ordem que impede qualquer iniciativa de reativar a Fanfarra, dentro dos seus padrões atuais. Por outro lado, podemos afirmar com segurança que não nos falta boa vontade, entusiasmo e pessoal para retornar aos ensaios e garantir nossa presença brilhante e a nossa efetiva participação em favor do aprimoramento da cultura em nossa terra, conforme expressam os objetivos da Fanfarra:

Estimular o interesse e o gosto pela música;
Contribuir com a ligação entre a escola e o aluno;
Colaborar com a formação social, moral e a cívica da juventude;
Fortalecer o espírito de responsabilidade e o respeito ao indivíduo e à coletividade;
Desenvolver e aperfeiçoar as técnicas musicais do indivíduo e do conjunto.

FAMUI

Fanfarra Municipal de Itatiaia foi fundada em outubro de 1990, com o objetivo de despertar o espírito musical entre os jovens, aprimorar o culto do civismo, aprimorar o congraçamento de seus integrantes através da competição sadia. Hoje, a FAMUI deu vez a BAMUTI – Banda Municipal de Tambores de Itatiaia.

Jorge Luiz Corrêa

Um comentário:

  1. EU PARTICIPEI DA FANFARRA DE ITATIAIA; REALMENTE ERA TUDO MUITO DIFICEL MAS NOSSA TURMA ERA UNIDA E SEMPRE ESTAVAMOS ENTRE AS MELHORES. SAUDADES DE TODA TURMA ; JORJAO, CARLINHOS , SERJAO; E TODA GALERA.

    ResponderExcluir