Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

HISTÓRIA MILITAR DE ITATIAIA

HISTÓRIA MILITAR DE ITATIAIA

Cel Claudio Moreira Bento


Itatiaia, como parte do Sertão do Campo Alegre ,teve o seu primeiro contato com a História Militar , em cerca de 1744, com a chegada à região da Bandeira que o descobriu , chefiada pelo Ten Cel de Infantaria de Ordenanças Simão da Cunha Gago, do Regimento de Ordenanças ,de Jacareí Mogi das Cruzes.
Militares de Milícias e Ordenanças acampados em Santana dos Tocos, para construir a frustrada variante do Caminho Novo São Paulo - Rio, passando por Resende, seguramente percorreram as terras de Itatiaia e os seus primeiros povoadores seguramente foram hostilizados por índios Botocudos vindos de Minas , o que exigiu que seus habitantes , sob a liderança do Major de Infantaria em Comissão Joaquim Xavier Curado ,integrassem tropa encarregada de os expulsar da margem esquerda do Paraíba.
Por ocasião da Independência integrou a Guarda de Honra do Príncipe D. Pedro , composta de 38 valeparaibanos , o ilustre Capitão Antônio Pereira Leite, a cujo prestígio está muito a dever a transformação de Itatiaia, atual em Curati São José.
Antônio Pereira Leite, segundo a historiadora de Itatiaia Alda Bernardes Farias, foi o marido em 2o casamento da futura Mariana Rocha Leão , em cujo palacete que mandou construir e o atual Paço Municipal ,instalou-se em 1921 o Hospital de Convalescentes de Itatiaia(HCI) depois de adaptado para tal fim
Ao capitão Antônio Pereira Leite, fazendeiro em Itatiaia atual e em São João do Barreiro se deve a doação do terreno, antigo Largo da Aclamação de D.Pedro I, onde foi construída a Santa Casa de Misericórdia de Resende, não vivendo para vê-la inaugurada, por haver falecido em 1866. Ele integrava a Mesa Administrativa da Santa Casa.
Da fazenda Ribeirão Raso de sua viúva Mariana Pereira Leite, e mais tarde D. Mariana Rocha Leão , tem origem a doação das madeiras da mesa monumental, feita a mão pelo artífice Manoel Rodrigues. Mesa sobre a qual por mais de um século foi traçado o destino da Santa Casa, até o Salão de Honra, palco de notáveis eventos históricos ,ser transformado num pequeno auditório e a mesa ser retirada e colocada no antigo prédio da Prefeitura, onde se encontra. Peça que possui alto valor patrimonial histórico e que nunca deveria ter saído da Santa Casa, conforme defendemos no livro A Santa Casa de Misericórdia de Resende. (Rio de Janeiro: SENAI, 1992.
Ao Capitão Antônio Pereira Leite se deve a iniciativa de haver construído ponte em Itatiaia atual, legando as duas margens do Rio Paraíba.
Na Guerra do Paraguai filhos de Itatiaia atual seguiram para a guerra entre os 250 Voluntários da Pátria recrutados em Resende .E ao término desta se radicou em Itatiaia o baiano Voluntário da Pátria ,Capitão Virgínio Tomas de Aquino que foi ferido como integrante do 5o de Voluntários da Pátria da Bahia , na batalha de Tuiuti ,a maior batalha campal travada na América do Sul .E em Itatiaia constituiu família e deixou descendentes , tendo falecido com 83 anos .
Em 1906 veraneou em Itatiaia O General Hermes Rodrigues da Fonseca ,gaucho de São Gabriel e Ministro da Guerra 1906-1909 ,quando promoiveu grandes reformas no Exército .
Passou os últimos anos de sua vida em Itatiaia e onde veio a falecer em 1918, vítima da Gripe Espanhola, o Barão Homem de Melo, nosso patrono de cadeira na ACIDHIS e que foi Presidente do Rio Grande do Sul ao tempo da Guerra do Paraguai, tendo auxiliado o General Osório a mobilizar o 3º Corpo de Exército. Mais tarde foi Ministro da Guerra e proferiu como o mais antigo professor o discurso inaugural em 1889 do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Como historiador militar é considerado o 1º biógrafo do General Andrade Neves e Barão do Triunfo. O Barão Homem de Mello faleceu em seu sítio na saída da ponte, a direita da subida para o Parque Itatiaia .A ele se deve indicações às autoridades do Exército para localizar em Itatiaia os HCI e SMI
Por esta época o filho de Itatiaia Eduardo Cotrim ,como prefeito de Resende fundou a linha de Tiro de Resende .Presidiu a 1a Junta de Alistamento de Resende , em 1916 , com a adoção do Serviço Militar Obrigatório ,o filho de Itatiaia atual Cel GN Mendes Bernardes que alistou os primeiros 294 para o Serviço Militar e os embarcou para o Rio de Janeiro

O Sanatório Militar de Itatiaia

Antes das instalações Hospital de Convalescentes e do Sanatório Militar de Itatiaia em 1921 e 1924 , houve uma tentativa de 1903-13, consistente do Sanatório Militar de Lavrinhas em São Francisco dos Campos de Jordão no alto da Serra da Mantiqueira ,em Piquete/SP. Esta tentativa fracassou por diversas razões, mas foi a primeira instalação do Exército no Vale do Paraíba, cuja história resgatamos no Simpósio do IEV sobre História Militar do Vale do Paraíba,em 1996 realizado no Hotel de Trânsito Sgt Wolff.
Em 1921, Itatiaia atual foi visitada por uma Comissão Militar integrada pelos generais Ferreira do Amaral e Aragão Bulcão e majores Marcillac da Costa e Cássio Gurmão.
Depois de percorrerem o Vale do Paraíba se fixaram em dois locais para nele instalarem um Depósito de Convalescentes e um Hospital para Tuberculosos, respectivamente a atual cidade de Itatiaia e o local onde hoje se ergue o CRI e o citado Hotel de Trânsito Sgt Max Wolff.
O Hospital de Convalescentes de Itatiaia(HCI), ocupou o antigo palacete de D. Mariana Rocha Leão. Ele passou por várias adaptações sob a responsabilidade de Major Zamy. Foi inaugurado festivamente em 1921, com capacidade para 140 convalescentes. Seu primeiro diretor foi o Major médico Olegário Vasconcellos e foi oficialmente instado em 1º mar 1923.
No local atual do CRI concluíram , “que não sofria variações bruscas de temperatura e de que a água era pura, de excelente potabilidade, com índices de 0,91, correspondente a água destilada. Não havia umidade. E em tudo o local ideal para um Sanatório para Tuberculosos.”
Este Hospital de Convalescentes(HCI) e o Sanatório Militar de Itatiaia, (SMI constituiram as primeiras instalações do Exército, no Vale do Paraíba fluminense.
Em 1924 já funcionava o Hospital para Tuberculosos em Benfica,(SMI) local do CRI, possuindo junto à Estação Ferroviária, em Itatiaia atual, uma enfermaria de 5 leitos, para os doentes descansarem da viagem para depois seguirem para Benfica para uma enfermaria de 25 leitos.
O primeiro Diretor do SMI foi o Major Médico D. Cândido Portela da Costa Soares, nomeado em 1924,e que atingiria o generalato.
Entre os baixados ilustres do Hospital de Convalescentes registre-se o então 1º Ten Odylio Denys, mandado da Ilha Grande, para convalescer em 1926.em Itatiaia .Fora preso por participar como instrutor da Escola Militar do Realengo na Revolução de 1922.
Em 7 set 1931, 110º aniversário da independência o Cel José Pessoa escalou o Maciço de Itatiaia em companhia do Eng Raul Pena Firme, Tácito Vianna Rodrigues, Dr. José Barreto Costa Diretor do Horto Florestal e do Dr. Jorge Dany para lá escolher uma pedra de 60cm x 50cm para servir de pedra fundamental da AMAN atual.
Em 12 out 1931, o Presidente Getúlio Vargas visitou o atual Parque Nacional do Itatiaia, que criaria em 1937. Sua comitiva era formada pelo Ministro da Guerra General Leite de Castro entre outros , o qual referiu ao atual Parque Nacional do Itatiaia.
“A minha visita a Estação Biológica de Itatiaia fez-me amar ainda mais a natureza de minha terra, a mais bela e opulenta do mundo .”
Ainda neste dia , o Presidente Vargas e o Ministro da Guerra visitaram o Hospital de Convalescentes de Itatiaia, dirigida pelo Cel Campos Porto.
Em 24 jun 1937 na inauguração do Parque Itatiaia por Getúlio Vargas, recebeu honras militares de 180 homens da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Integraram sua comitiva os generais Pinto chefe da Casa Militar e o gen Tourinho, chefe do Serviço de Saúde, e Maj Méd Ernesto de Oliveira, diretor do SMU. A norte participaram de festa típica no chalet do Dr. Roberto Cotrim, secretário de Agricultura/RJ.
Em 1938, no local do atual Centro Sgt Max Wolff foi inaugurado mais um pavilhão. Foi nesta época que ali esteve baixado, o militar do Exército Severo Fournier que havia participado do Assalto Integralista do Palácio do Catete ,em 1938.
Outro ilustre personagem foi o Ten Leônidas Cardoso, pai do Presidente Fernando Henrique Cardoso e a quem se deve o mais completo relato das conspirações que culminaram com a Proclamação da República - O Ten Leônidas era almoxarife e tesoureiro do SMI. Assunto que abordamos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , no 410 ,sob o título :Raizes familiares no Exército do presidente Fernando Henrique Cardoso .Trabalho que passou por sua conferência e confirmação pessoal
Em 23 nov 1967 foi inaugurado o prédio que abriga o CRI, pelo Ministro do Exército Gen Ex Aurélio de Lyra Tavares, sendo Diretor o Ten Cel Med Estácio de Albuquerque.
Em 22 nov 1991 depois de funcionarem por quase 70 anos separados o Sanatório Militar e o Hospital de Convalescentes, seus patrimônios foram absorvidos pelo CRI (Centro de Recuperação de Itatiaia).
E a implantação desta nova estrutura teve lugar em 2 jan 1992, com formatura geral.
Consolidou esta estrutura o Cel Med QEMA Flávio de Arruda Alves, que foi o implantador do Centro Sargento Max Wolff, que funciona como Hotel de Trânsito para subtenentes e sargentos do Exército, com 36 apartamentos, com excelente padrão de conforto.
Foi no CRI, com apoio do citado Cel Flávio de Arruda Alves, que nasceu e deu os seus primeiros passos a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, da qual, como ato de justiça, na voz de seu História é seu sócio benemérito e mais mas haver obrigado , apoiado e participado do Simpósio sobre História Militar do Vale do Paraíba, do IEV, em 1996.
No Arquivo do CRI estão registradas as histórias do HCI e SMI até suas fusões que resultaram no atual Centro de Recuperação do Exército ora dirigido pelo Ten Cel Med
Itatiaia na Revolução de 1932
Na Revolução de 1932, Campo Belo e atual Itatiaia foi evacuado por sua população que procurou refúgio na zona rural e região serrana do atual município.
As famílias Bernardes e Cotrim foram acolhidas pelo Dr. Campos Porto, no Horto Florestal e atual Parque Nacional de Itatiaia.
O jovem itatiainse Edgard Barreto Bernardes, mais tarde coronel do Exército, alistou-se nas forças revolucionárias em Ribeirão Preto ,onde cursava o ginásio tendo seguido até Campinas .O capacete que usou ,mais tarde foi o 1 o a encimar o Monumento aos Expedicionários da FEB ,em Itatiaia ,segundo nos contou
Tropas legais acamparam nas fazendas Belos Prados do Cel José Mendes Bernardes, Campo Belo dos Cotrim e Valparaíso de Gomes Jardim ,em Nhangapi.
Patrulhas de Infantaria e Cavalaria do Exército rondavam atentas Itatiaia nas direções de Santana dos Tocos e Engenheiro Passos. O CMI e SMI passaram por momentos de tensão dada a proximidade dos revolucionários de suas instalações em Itatiaia atual em Benfica.
Pois os revolucionários que ocuparam Santana dos Tocos e Engenheiro Passos ameaçavam Itatiaia até que dali fossem obrigados a retirada.
Depois de longo tempo a Ambulância Mista do Exército que teve sua base na Santa Casa de Resende deslocou-se para o Sanatório de Convalescentes de Itatiaia para cerrar o apoio às tropas legalistas em contra-ofensiva rumo à cidade de Cruzeiro.
Ambulância de que foram encarregados os médicos Major Lima Meirelles e capitães Gentil Brasileiro e Ernesto de Oliveira.
Foi incorporado as forças do governo, como vaqueano, grande conhecedor da área, Antônio Correia, empregado da Fazenda Belos Prados e atual nome do Estádio Municipal de Itatiaia.
O término do susto foi anunciado pelo vigário de Resende padre José Sandrup, que percorreu a pé Santana dos Tocos, Itatiaia e Nhangape.
Sobre o que foram as operações militares na frente do Paraíba produzimos os trabalhos na Revista A Defesa Nacional: A Revolução Paulista de 1932 - Operações Militares, nº 760, 1993 e Operações da Aviação do Exército em Resende na Revolução de 1932, nº 775, 1997.
Em 1996, no Simpósio de História Militar do Vale do Paraíba, realizado em grande parte no Centro Sargento Max Wolff ,foi feito um retrospecto da Revolução de 32, sendo que a historiadora Alda Bernardes Faria e Silva presidente da Academia Itatiaiense de História abordou a Revolução de 32 em Itatiaia.
Uma achega : Em 1997, tendo ido a Câmara Federal para participar de Simpósio sobre a Guerra de Canudos , em conversa com o Major Jaborandy, assessor parlamentar do Ministro do Exército em que noa apoiava , este me falou que a Prefeitura de Itatiaia estava querendo as instalações do CRI, o que havia sido negado .Ai lhe esclareci que o que era pleitado era antiga sede do HCI. Testemunho nosso que provocou a retomada do assunto de que resultou na sessão pelo Exército do histórico, local onde hoje se acha instalada a Prefeitura de Itatiaia
Itatiaia e a 2a Guerra Mundial
Integraram a FEB – Força Expedicionária Brasileira, Itatiaienses em cuja memória foi erigido monumento na avenida dos Expedicionários.

Um comentário:

  1. Tive o privilégio e satisfação de ter servido no CRI entre dezembro de 92 a dezembro de 99, recém-egresso da Escola de Material Bélico, na cidade do Rio de Janeiro. Nos primeiros anos - 93 a 96 -, fui afortunado pelo comando do Cel Flávio, citado na reportagem. Comandante de muita visão, competência e compreensão do todo. Ainda, pessoa humilde e um desportista nato - botafoguense roxo e "peladeiro" goleador. Foi uma época mt saudosa para mim.
    Minha passagem no CRI foi um divisor de águas para a carreira, sempre digo isso. Foram anos mt bem aproveitados. Hoje, como major, penso que terminarei a carreira, como coronel, em Resende, próximo de onde tudo começou. Tenho enorme carinho pela cidade de Itatiaia, tanto é que a família de minha esposa migrou para a cidade e lá permanece até hoje.
    Parabéns, Cel Bento, por discorrer uma passagem da história militar de tal forma que não pairam dúvidas da importância de Itatiaia no cenário militar nacional.

    ResponderExcluir