Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PADRES E VIGÁRIOS DA PARÓQUIA CAMPO BELO - ITATIAIA

PADRES E VIGÁRIOS DA PARÓQUIA CAMPO BELO – ITATIAIA


Em 1839, D. Silvéria Soares Lucinda, doou uma área de terreno para que se levantasse uma capela sob a invocação de S. José.
Católica extremada, a veneranda senhora, em 1839, fez essa doação do precioso terreno para que se levantasse a capela de São José, padroeiro da família, em um recanto do Campo, de sua propriedade.
Em 5 de abril de 1839, a lei Provincial instituiu o Curato de São José. Três anos depois em 1842, os moradores da localidade conseguiram que o Curato fosse elevado à freguesia(lei n.º 272, de 9 de maio de 1842). Seria mister transformar a Capela criada em Igreja Matriz, constituindo-se o devido Patrimônio. Conjugaram esforços nesse sentido, o Padre Francisco de Oliveira e Silva, o capitão José Ferreira Pinto, a referida D. Silvéria e D. Clara, também fazendeira de fartos haveres. A 24 de agosto de 1844, fundou-se a Irmandade de S. José, D. Clara e o Comendador Pereira Leite doava(cada um por si) 80 braços quadrados de terras. Nas circunvizinhaças da capela, para Patrimônio do Padroeiro. Lembrou o Padre Oliveira e Silva, romanesco espírito que se emocionava com a paisagem bucólica, que a freguesia não fosse tão somente de S. José e , ao nome do Santo Patriarca, se acrescentasse “Campo Belo”, pela beleza empolgante da extrema planura que se desdobra do sopé do outeiro da Matriz às encostas do Itatiaia. Construída a Matriz, que se inaugurou 2 anos depois. Nomeado o Padre Francisco de Oliveira e Silva, funda a Irmandade de S. José do Campo Belo em 23 de agosto de 1844.
Em 1863, assumiu a direção espiritual da freguesia, o Padre Joaquim Thomaz de Aquino, que ficou frente à paróquia por mais de 16 anos, prestando grande serviço aos mais necessitados. Pela Portaria de 30 de setembro de 1864, o Governo da Província, comunica a Municipalidade que S. M. O Imperador houve por bem concordar com a investidura do Padre Joaquim Thomaz de Aquino, no alto Ministério de dirigir, como vigário, a paróquia de S. José do Campo Belo. Ao assumir esse encargo, o padre encontrou em ruínas a Matriz da Freguesia. Reclamou providências ao Imperador. Afinal o Governo Provincial mandou demolir o templo vendendo em haste pública, o material aproveitável. O vigário Aquino, alugou, para o culto divino, um prédio por 50$000 réis mensais, pagos à sua expensa. Demorada a reconstrução da igreja, o padre Aquino, veio à imprensa, verberando o descaso oficial, o bispo tentou arrefecer a intrepidez de seu subordinado hierárquico, na peleja em que se empenhara. O padre resisitiu aos panos quentes do diocesano e prosseguiu nas reclamações. Tanto que em 1865, um surto de varíola em Campo Belo, o Padre Aquino fez-se de enfermeiro e por várias vezes, carregava cadáveres e com suas próprias mãos abria-lhes o covão no cemitério.
As Festas do Glorioso Patriarca São José eram celebradas todos os dias 25 de março com pompa e brilhantismo, havendo nossa cantada, sermão, Procissão e Te-Deum, e o púlpito era ocupado por eloqüentes e distintos oradores sagrados. Havia Banda de Música dos Festeiros. Dois ou 3 dias antes da festa, havia Leitões de prendas, oferecidas pelos devotos e no dia 24, véspera do grande leilão em espetáculo pirotécnico em frente a Matriz. Os Festeiros apelavam para os moradores da freguesia iluminaram a frente de suas casas na noite de 25, honrando assim de um modo esplêndido à solenidade do padroeiro S. José.
Foi ele o reconstrutor da Capela, transformando-a em Matriz de São José.
Faleceu em 27 de Janeiro de 1880. Em 1881 é nomeado vigário de Campo Belo, o Padre Benito Carrera.
Monsenhor Mariano Capellini é nomeado em 1902, vigário de Campo Belo. Funda em sua Paróquia o Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.
Em 1904 é nomeado vigário de Campo Belo, o padre Paulo Cortes.
Em 1916, o Bispo D. Benassi, visita a sede da freguesia de Campo Belo que, festivamente recebe o ilustre prelado. Durante a visita episcopal são crismadas 1.120 crianças e ministrada 2.800 comunhões.
Em 1926 é nomeado vigário, com jurisdição em Campo Belo, o padre Cícero Machado Sales, Monsenhor José Sundrup, cura desde 1930, servindo a Paróquia de Itatiaia.
Figura que se elevou na simpatia do povo, um verdadeiro “Bom Pastor”, percorria a cavalo, em estradas inacessíveis, semeando a caridade entre ricos e pobres. Sua lembrança permanece na nossa História.
Em 1944, Monsenhor Ludovico Stanuch, como vigário substituto e nomeado para a Igreja Matriz de S. José em Itatiaia. Faleceu em 7 de Julho de 1985 em Resende.
Um dos mais marcantes padres de Itatiaia foi José Wyrwinski de origem polonesa, radicado em Itatiaia desde 1962, encontra a matriz em ruína em algumas partes.
Pe José Wyrwinski nasceu aos 15 de janeiro de 1912 em BIECZYNY, Estado de POZNÁN, na Polônia. Seus pais, Francisco WYRWINSKI e Francisca ROSZAK WYRWINSKI eram agricultores. Tiveram doze filhos e Pe José era o nono filho do casal.
Cursou o primário em PIATKOWO, hoje distrito de POZNAN. Fez o curso ginasial em POZNAN. Em fevereiro de 1933 entra na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, atraído pelo exemplo de seu grande amigo, já falecido Pe Francisco ANDERS. Concluiu o noviciado na Casa da Congregação em Cracóvia e aos 15 de Agosto de 1934 fez primeiros votos religiosos. Neste mesmo ano foi enviado para Roma-Itália, onde permaneceu na Casa Generalícia da Congregação, no Seminário Internacional, convivendo com estudantes americanos, poloneses, italianos e búlgaros. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, três anos de Filosofia – licenciado em Filosofia e quatro anos de Teologia.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi ordenado sacerdote aos 7 de junho de 1941 na Basílica de São João Latrão.
Foi nomeado Mestre dos Noviços durante dois anos.
Estudou dois anos de Direito Canônico. Atuou como Capelão no Exército Polonês que lutava ao lado dos ingleses na Itália. Acompanhou o exército na luta até o norte da Itália e foi condecorado pelos bons prestados com a Cruz de Prata pelos méritos e medalhas de Guerra da Inglaterra, Itália e Polônia. Em setembro de 1946, acompanhando os soldados poloneses, foi embarcado para a Inglaterra. Dois anos depois desmobilizado do Exército a pedido da Congregação foi trabalhar na paróquia de BIASCA, TKCINO, na Suíça.
No ano de 1950 foi enviado a Viena – Áustria ainda ocupada pelos exércitos aliados, sendo nomeado superior da Casa da Congregação e Reitor da Igreja para dar assistência religiosa aos Poloneses de Viena e de toda a Áustria.
Retorna a Roma sete anos depois, onde encontrou D. Agnello Rossi, naquela época Bispo de Barra do Piraí, que na ocasião procurava padres para trabalhar no Brasil.
Pe José aceitou o convite de D. Agnello e dia 9 de março de 1959, junto com Pe Leon WOJTYNIAK, desembarcaram no Rio de Janeiro. Foram enviados por D. Agnello a Resende, onde fundaram a Paróquia de Santa Cecília no Manejo.
Pe José trabalhou durante três anos como vigário Cooperador e então D. Agnello o convidou para ser vigário da Paróquia de São José em Itatiaia. Dia 22 de março de 1962 ele tomou posse da Paróquia.
Atuou durante 27 anos como Pároco em Itatiaia, como o próprio diz sua “Terra Brasileira” e sua “casa”.
Aposentou-se em 31 de janeiro de 1988 e, e, 1989 foi para Curitiba exercer ofício no Seminário do Cristo Ressuscitado.
Em 1990 foi homenageado e recebeu o Título de Cidadão Itatiaiense.
Em 1992 Pe José retorna a Itatiaia para morar definitivamente.
Com a saúde debilitada, agravada em 1994, por graves problemas cardíacos, tem suas atividades limitadas.
Seus cabelos brancos, o olhar claro, seu falar calmo com forte sotaque polonês, doce, tranqüilo, pacífico, este é Pe José Wyrwinski, cujo princípio de vida se resume na frase: “O importante é cativar.”
Em sua longa trajetória por nossas terras, PE JOSÉ WYRWINSKI acaba se tornando membro de inúmeras famílias e é com a grata satisfação que o vemos participar das mais variadas atividades em nosso dia a dia.
Em festas, casamentos, batizados e almoços sempre havia tempo para as estórias da Polônia, da juventude de seus pais e irmãos.
E aos 10 dias do mês de março de 2002, seus lindos olhos azuis se fecham para as belezas de Itatiaia, mas permanecem na memória deste povo a luz que por anos, ele, Pe José, fez brilhar em nossas vidas.
O Padre José tomou a frente da construção do templo, do salão e da Casa Paroquial.
Permanecendo em Itatiaia por 40 anos com muitas histórias envolvendo trabalho, solidariedade, amor, cidadania, deixando muita saudade, desde o início de sua caminhada na Paróquia de Itatiaia.
Faleceu em 11 de março de 2002.
Hoje a matriz de Itatiaia é dirigida pelo Padre João Solak, polonês, atual dirigente da Matriz de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário