Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Histórico da Biblioteca Pública Municipal de Itatiaia D. Mariúcha - acadêmica Helenice Dile Evangelista Barbosa

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE ITATIAIA D. MARIÚCHA.

Graças ao trabalho e entusiasmo de uma grande equipe, envolvendo professores, artistas, alunos, funcionários de diversas secretarias da P.M.I. e com o apoio da P.M.I. e da S.M.E.C., sob a coordenação da professora Helenice Dile Evangelista Barbosa e a dedicação da funcionária Maria Alcides de Carvalho – fia -, em 2 meses a BIMI ficou relativamente pronta e foi inaugurada no dia 28 de agosto de 1996. Cabe evidenciar também a orientação e ajuda inestimáveis que recebemos da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro, Srª. Shirletti Amorim Campos. Durante uma semana conviveu e trabalhou com a equipe transmitindo toda a sua técnica, sabedoria e entusiasmo nesse campo maravilhoso que é a Biblioteca.
O local onde funciona a BIMI foi adaptado para ser um local bem aprazível e convidativo à leitura.
Trata-se de um estande que foi utilizado para uma grande EXPOSIÇÃO das atividades das Secretarias da P.M.I.
Terminada a referida exposição foi trazido e montado no Paço Municipal. Tivemos, então, a idéia de pintar o chão de azul e colocar no mesmo, grandes estrelas pintadas de branco. Criamos o PROJETO CHÃO DE ESTRELAS – que tem por missão: interagir educação artística, musical, expressão oral e corporal, desenvolvendo a produção literária e despertando o sabor pela leitura.
QUEM LÊ... SABE MAIS é o slogan da nossa biblioteca e com certeza vai brilhar como as estrelas!
Dona Mariúcha, Maria Dinorah Freire, dedicou 47 anos de sua vida ao Magistério. Foi pioneira na nossa região ao incentivar o crescimento do ser humano através da Leitura.
Em 1979 foi homenageada pela Câmara Municipal de Resende com a criação de uma “sala de “leitura”(que hoje é o local onde funciona a ACIATI – na rua Prefeito Assumpção). Essa sala recebeu seu nome e naquele dia, da inauguração, seu discursos terminava com um apelo aos jovens”:
LEIAM...LEIAM...LEIAM...
Incentivar a leitura, a escrita, as pesquisas; promover a Hora do Conto e dramatização: evidenciar datas importantes; promover concursos literários e exposição de livros e trabalhos arrtísticos é uma forma de tornar dinâmica a nossa biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário