Translate

Postagens populares

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Itatiaia pode ganhar um museu -matéria publicada pelo Jornal Beira Rio


Itatiaia tem uma história intimamente ligada à produção cafeeira do século XIX. Nas terras que hoje fazem parte do município estão fazendas que exportaram café para vários cantos do país, entre elas a Belos Prados, Fazenda da Serra, Fazenda do Cazunga e a Fazenda Itatiaya que foi derrubada para a construção da represa do Funil. Dentre os nomes mais importantes da produção cafeeira na cidade está o de Manoel da Rocha Leão, que no ano de 1866 ganhou uma medalha no Salão de Paris pelo café produzido em sua fazenda, Alda Bernardes, luta para criar um museu reunindo peças deste tempo. A sede já existe, mas a reforma do local necessita de apoio financeiro.

Dona Alda Bernardes(foto acima) foi uma das responsáveis pelo movimento emancipacionista da cidade no ano de 1983 a 1988. Foi ela também quem fundou junto a outros membros fundadores a Academia Itatiaiense de História em 1° de Junho de 1992. Descendente de grandes cafeeicultores, dona Alda se orgulha de ter em casa peças da família que serão parte do museu.

__ Minha família tem uma história íntima ao café. Começando pelo Manuel da Rocha Leão. Meu avô também foi cafeeicultor e meu pai seguiu o caminho dele, só que com a produção leiteira, já que o café não estava em alta.

O projeto de Dona Alda para criar o museu começou há 60 anos, conta com muito bom humor.

__ Há sessenta anos eu estou reunindo este material. Foi quando eu comecei a pesquisar sobre a história da minha família e de Itatiaia.

Para a sede d o museu, Dona Alda comprou com recursos próprios uma casa do século XIX na Rua São José, uma das mais antigas do município. A Chácara Pequenina é feita de pau-a-pique com telhas coloniais. De acordo com Dona Alda, na chácara já morou uma das figuras mais importantes da história da cidade: o farmacêutico Reinaldo Maia Souto, que hoje dá o nome à maior escola do município, também na Rua São José.Como o prédio estava fechado há muitos anos, os problemas estruturais são sérios: parte do telhado foi destruída ; as paredes precisam de reparos, pois parte da pintura que cobre o pau-a-pique está à mostra; rachaduras estão por todo o canto e só uma grande reforma poderá trazer o brilho que o imóvel teve no passado. Apesar de apresentar uma série de problemas, conta Dona Alda, o imóvel tem um espaço adequado para o futuro museu.

__ A Casa conta com três quartos, uma sala de estar outra de jantar, uma cozinha, banheiros, varanda e um tereno grande. Ela será aproveitada por dentro e por fora.

O imóvel foi comprado no nome da Academia Itatiaiense de História por Alda Bernardes. Para a reforma do prédio, dona Alda elaborou um projeto com a ajuda de uma arquiteta e um engenheiro. No projeto foram orçados a mão-de-obra e o material a ser investido. Após o levantamento constatou-se que a reforma custará em torno de R$150 mil.

__ É um valor muito alto para a gente investir. Precisamos da ajuda de alguma empresa ou alguém que queira patrocinar.

Dona Alda está procurando a ajuda de grandes empresas e do comércio local. A proposta é que comerciantes da cidade possam doar o material ou alguma empresa banque o custo total da obra.

__ Em outubro a gente iremos numa empresa. Estou na torcida para que o museu fique pronto o quanto antes.

Enquanto o museu não é inaugurado, dona Alda guarda em casa o acervo que já vem adquirindo ao longo dos anos. Ao todo são 185 peças. São livros, panelas, penicos e até um carro de boi. Muitas peças são do acervo da própria família Bernardes.

__ Tenho algumas bengalas que foram dos meus avôs e bisavôs. Além disso, tenho umas sombrinhas que precisam só serem reformadas, pois ainda guardam o brilho daquela época.

Fonte: Jornal Beira Rio de 24 a 30 de setembro de 2010 - Página 17