Translate

Postagens populares

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Biografia dos Prefeitos de Itatiaia - acadêmico e professor CARLOS LIMA

BIOGRAFIA DO PREFEITO LUIZ CARLOS DE AQUINO - 1º Prefeito

Luiz Carlos é filho de Jurandyr Reis de Aquino, nascido em 06.01.1896 em Campo Belo e de Irene Borges Corrêa de Aquino, nascida em 27.11.1900, carioca da Piedade. Ele, agente da Estação Ferroviária, cargo muito importante na época e do lar. Pelo lado materno, distingue-se o tio, padre Iran Corrêa, educador salesiano, de grande cultura, hoje aposentado do Liceu do Coração de Jesus em São Paulo, onde reside.
Seus estudos foram iniciados aqui, em Itatiaia, tendo sido alfabetizado pela professora D. Maria Godiva Freire. O curso primário foi feito em Resende, no grupo escolar Dr. João Maia, com a dona Mariúcha, como era caridosamente chamada a professora Maria Augusta Dinorah Freire, patrona de uma das cadeiras da nossa academia. O ginasial foi iniciado no colégio São Joaquim dos Padres Salesianos, em Lorena, onde cursou durante três anos e concluído no Liceu N. S. Auxiliadora, dos Salesianos de Campinas. Curso Científico foi feito no colégio Pedro de Toledo e no Colégio do Estado, ambos em São Paulo e todos eles excelentes educandários. Coroou seus estudos com o curso superior. Formando-se pela Faculdade de Direito de Barra Mansa, SOBEU, em 1973.
O homenageado casou-se em 17.09.55 com D. Lea Rangel de Aquino, nascida em Campo Belo, em 20.01.55, exemplo de mãe de família e companheira: é grande a sua participação na vida social e assistencial da comunidade.
Luiz Carlos tem como descendentes três filhos e quatro netos: Jurandyr Luiz, funcionário da companhia Siderúrgica Nacional, Técnico em Informática, casado com Juliane, pais de Luiz Fernando e Rodrigo; Isabel Christina, casada com Márcio Carneiro, pais de Natália e Frederico; e Ronaldo, Advogado, ainda solteiro, chefe de gabinete do pai, na Prefeitura de Itatiaia.
O tirocínio e as outras grandes qualidades de Administrador, o nosso homenageado as desenvolveu ao longo da sua carreira, sempre no trato com as tarefas do estudo e resolução de problemas que dizem respeito a organização, planejamento e recursos humanos.
Assim, em 1946, ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, onde galgou todos os postos administrativos de datilógrafo até chefe de departamento e onde se aposentou em 1979. Foi Assessor e Secretário de Administração da Prefeitura de Resende, cargos nos quais exercitou seus pendores para a Administração da coisa pública, e se tornou conhecido por sua capacidade de trabalho e organização.
Foram estas facetas da sua personalidade, além da fidalguia de trato, serenidade e proibidade, que fizeram, com que fosse convocado. Para disputar as eleições municipais de abril de 1989, quando foi eleito com grande maioria de votos. E tornou-se assim o primeiro prefeito do recém-criado município de Itatiaia. Tendo sido empossado em 1º de junho de 1989.
Sua administração demonstrou como os governantes têm de conduzir os destinos das coletividades: com proibidade, eficácia e espírito público, servindo à sociedade, melhorando a qualidade de vida do cidadão.
Nesses três anos e pouco, o nosso homenageado realizou obras que mudaram Itatiaia. Que a fizeram uma cidade limpa, com serviços públicos que funcionam com obras de importância nas áreas da educação fundamental, de ações básicas de saúde e de turismo. Em uma palavra, progresso visível, obras não só no centro da cidade como também em todos os bairros e locais mais distantes como Parque Nacional, Maromba, Jardim das Rosas, Marechal Jardim, Jardim Martinelli e Penedo, que envaidecem a todos os que vivem nesta comunidade e entre essas realizações merecem ser destacadas:
A) As escolas municipais, que representam 62% da Rede Escolar de Itatiaia, todas em funcionamento, recuperadas e reformadas, às quais veio a que se juntam a nova escola da Vila Odete, destinada ao Pré-Escolar, com capacidade para 450 alunos e uma creche para 120 crianças de 6 meses a 5 anos;
B) Melhoria do atendimento em todos os centros e postos de saúde existentes;
C) Pavimentação de avenidas e ruas do município, atingindo mais de 42 mil m2 , além da conservação das estradas vicinais;
D) Conservação das áreas verdes, plantio de árvores, e trabalhos que o conselho de defesa do meio ambiente vem desenvolvimento, colocaram Itatiaia num lugar destacado entre as comunidades que preservam a sua natureza;
E) Limpeza pública impecável, obtida através de investimentos em equipamentos, e da rigorosa observância das tarefas cotidianas desse importante componente da qualidade de vida dos habitantes do município;
F) Instalação e ampliação das Redes de Esgoto, de águas pluviais e de distribuição d´água;
G) Criação do Conselho Municipal de Turismo em Virtude da Impossibilidade da Criação de uma Secretaria de Turismo;


BIOGRAFIA DO PREFEITO JAIR ALEXANDRE GONÇALVES - 2º Prefeito e 5º Prefeito


Jair Alexandre nasceu a 15 de dezembro de 1943 em Mimoso do Sul, estado do Espírito Santo, na Fazenda Boa Esperança. É o primogênito de uma família de 10 irmãos.
Seus pais Joaquim Alexandre e Oreci Gonçalves Alexandre casaram-se muito cedo: ela com 17 anos e ele com 24. Casou-se em 7 de fevereiro de 1970 com Mariana Oliveira Alexandre e tiveram dois filhos – Máximo e Victor. Em 19 de abril de 1973 sua esposa Mariana veio a falecer.
Casou-se em 2ªs Núpcias com D. Dulcimar Montovani Alexandre, com quem veio a se casar em 18 de Dezembro de 1976 em Muqui, Espírito Santo, cidade vizinha a Mimoso do Sul, Terra Natal do Jair. Do atual casamento nasceram mais dois filhos, Roxane e Leonardo.
Fez o curso primário no Grupo Escolar Monteiro da Silva tendo sido o primeiro do Grupo a se alfabetizar, motivo pelo qual mereceu como prêmio um livro da Escola.
Fez o Curso Científico, hoje Ensino Médio, no Colégio Estadual Monsenhor Elias Tomasi que concluiu aos 17 anos.
Cursou o Preparatório de Vestibular IMPACTO – para prestar o vestibular para a Faculdade de Engenharia.
Ao concluir o Curso Científico quis servir ao Exército. Por ser residente no interior do Estado do Rio de Janeiro e apresentou-se como voluntário – queria ser paraquedista. Entretanto foi designado para o 1º Regimento Sampaio – o Regimento Escola de Infantaria onde serviu por cerca de um ano. É portanto, um reservista de Escola da Arma de Infantaria e, ao final do serviço militar recebeu o diploma de Menção Honrosa pelos serviços prestados ao Regimento, ao Exército e à Pátria.
Ao concluir o serviço militar, numa época difícil no Rio de Janeiro para se conseguir emprego começou com a realização de pequenos serviços.
Seu primeiro emprego fixo foi na Vulcan artefatos de borracha e material plástico onde trabalhou durante 6 anos.
Em seguida trabalhou na Sperry Rand do Brasil – Divisão Remington durante 4 anos onde alcançou a função de encarregado de controle de qualidade.
Em 1973 foi convidado para trabalhar na XEROX DO BRASIL vindo então, morar em Itatiaia. Na XEROX trabalhou na área de controle de qualidade e, nos últimos anos, na área de engenharia e projetos.
Na XEROX, destaca-se:
· Em 1979 foi indicado como Operário Padrão;
· Foi premiado com o Par-CLUBE(prêmio máximo de desempenho profissional na XEROX DO BRASIL)
· Participando de vários grupos de trabalho conquistou vários prêmios e, em um deles foi agraciado com o PEX(Prêmio Excelência XEROX).
· Participou de várias CIPAS(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com uma peculiaridade: ora como representante dos empregados, ora como representante da empresa.
· Merece ser assinalada sua participação em um acidente de trabalho ocorrido na XEROX, onde calma, tirocínio, equilíbrio e liderança coordenou os trabalhos no evento e conseguiu evitar danos maiores em um companheiro (segundo atestou o médico o acidente poderia ter causado a morte do funcionário acidentado).
No campo profissional, dentre vários outros, possui os seguintes cursos e especializações:
· Torneiro Mecânico
· Tecnologia de Medição-Metrologia
· Metalografia e Tratamentos Térmicos dos Metais
· Treinamento para supervisores
· Ensino correto de um trabalho – TWI
· Supervisor de recondicionamento
· Seminário de liderança situacional.

Amante dos esportes praticou, efetivamente, o montanhismo tendo escalado, dentro outros, o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea (onde salvou da morte um companheiro de escalada), e Dedo de Deus e , aqui em Itatiaia, todos os pontos importantes. Foi sócio do Grupo Excursionista Agulhas Negras.
Em Janeiro de 1979 participou intensamente na busca e salvamento de um rapaz desaparecido no Parque Nacional do Itatiaia.
Em sua atuação na comunidade destacam-se:

- Ajudou a fundar o Lions Clube de Itatiaia, tendo participado de várias diretorias e sido presidente no ano leonístico 85/86, ocasião em que o Lions Clube Itatiaia conquistou o Título de Clube Padrão e ele o Título de Presidente 100%, prêmios outorgados pelo Lions Clube Internacional.
- Na Igreja participou como festeiro dos eventos de comunidade da Igreja Matriz de São José, em Itatiaia.
Sua veia política despontou desde cedo:
- Quando estudante no Espírito Santo participou do diretório do Grêmio Estudantil;
- Quando trabalhou na REMINGTON foi diretor do Grêmio dos funcionários;
- Na XEROX participou da fundação da Associação dos Empregados tendo integrado várias diretorias e sido seu presidente uma vez;
- Sua carreira política teve início, propriamente, com sua eleição para a Câmara Municipal de Itatiaia. Foi o vereador mais votado na 1ª eleição do Município de Itatiaia em 16 de abril de 1989, assumindo seu cargo em 1º de junho de 1989 e tendo sido eleito por unanimidade, o 1º presidente da Câmara Municipal.
Como presidente:
- Instalou a Câmara Municipal em sua sede atual;
- Promulgou a Lei Orgânica Municipal;
- Abdicou de receber 50% da verba de reapresentação a que tinha direito.
Finalmente, candidato a Prefeito nas eleições de 1992 foi eleito Prefeito do Município de Itatiaia, mandato que exerceu de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Foi candidato a Prefeito em 2008, mas não logrou êxito na disputa.

BIOGRAFIA DO PREFEITO ALMIR DUMAY LIMA - 3º e 4º Prefeito

Primogênito de três irmãos, nasce em Itatiaia a 06 de Fevereiro de 1954, Almir Dumay Lima, filho de Dona Irene Dumay Lima e do Sr. Geni de Paula Lima. Casal oriundo da cidade mineira de Bom Jardim que em Itatiaia se instalara no ano de 1945.
Alfabetizado pela professora Nilza Magalhães, Almir cursa o primário no Colégio Estadual Ezequiel Freire.
Para continuar os estudos, Almir matricula-se no Colégio Estadual Marechal Souza Dantas em Resende, onde conclui os cursos ginasial e científico que até então não eram ministrados no Distrito de Itatiaia.
Sequioso para seguir em frente com seus estudos, Almir dirige-se para a cidade histórica de Ouro Preto onde logra aprovação no concurso vestibular para a faculdade de Geologia onde cursou o 1º ano, transferindo-se para a Universidade de Alfenas ainda no estado de Minas Gerais, onde é diplomado pela Faculdade de Engenharia Civil no ano de 1979, nesta Faculdade, é bom registrar, que a liderança do Jovem Almir já se fazia notar, quando então no período de 1977 a 1979 foi presidente do Diretório Acadêmico.
Já na profissão que escolhera, Almir procura então especializar-se dentro de sua formação, em várias áreas, e aqui citadas algumas:
· Tecnologia do Controle de Concreto pela USP – Universidade de São Paulo em 1980;
· Engenharia da Segurança do Trabalho, pela Fundação Osvaldo Cruz em São Paulo no ano de 1981;
· Avaliação e Perícias de Imóveis, pela Universidade de São Paulo em 1981;
· Avaliação Avançada de perícias de Engenharia pelo Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de São Paulo em 1982;
· Tecnologia da Mecânica dos Solos pela Universidade de São Paulo em 1982;
· Engenharia de Transportes Viários, pelo Instituto de Desenvolvimento de Recursos – Distrito Federal em 1983;
Almir Dumay Lima, com seu vasto conhecimento técnico na área de Engenharia.
É responsável por mais de 500 projetos na região e inúmeras obras executadas para as prefeituras de Resende, Itatiaia e cidades circunvizinhas, havendo, também, de prestar serviços como chefe do Departamento de Engenharia do Banco Real em São Paulo, pelo período de 1980 a 1982.
Empresário, proprietário da Casa de Festas e Eventos “Forró da Serra”. Almir, além de Engenheiro Civil e também musicista, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música no curso de teoria musical, com estudos de piston, foi, porém, tocando corneta que participou da Fanfarra do Colégio Souza Dantas.
Apaixonado pela música, participa também do primeiro conjunto musical elétrico de Itatiaia “Os Selenitas”. Almir tem uma grande participação comunitária, como fundador e primeiro presidente da Associação de Moradores de Itatiaia, onde inicia o movimento emancipacionista, por diversas vezes festeiro da paróquia de São José, Almir é também sócio-fundador do Social Esporte Clube, do Clube Náutico de Resende e do Clube do Cavalo de Itatiaia.
Presidente do primeiro partido político do município de Itatiaia, PTR, Almir Dumay Lima. Já filiado ao PMDB, é, em 1996, eleito o terceiro prefeito de Itatiaia, pela frente “Itatiaia Unida”, sendo diplomado a 16 de Dezembro do mesmo ano é empossado em 1º de Janeiro de 1997. E de 2001 a 2004 foi novamente prefeito por reeleição.
E candidato a Prefeito em 2008, mas foi amplamente prejudicado por problemas na Justiça que declararam sua absolvição de todos os processos ironicamente após a longa batalha judicial e de campanha conturbada com essa instabilidade de poder concorrer ou não.
Sua absolvição se deveu ao fato dos Ministros perceberam que todos seus processos eram políticos e não de outra natureza.


BIOGRAFIA DO PREFEITO LUÍS CARLOS FERREIRA BASTOS - 6º Prefeito

Luis Carlos Ypê tem 59 anos, está casado há 35 anos com Maria Luiza Ferreira Bastos e tem dois filhos, Gabrielle e Daniela, e três netas, Ana Júlia, Maria Rita e Isabela. Nasceu em Bananal, estado de São Paulo, e chegou a Itatiaia com 11 anos de idade, após a morte do pai. Iniciou sua vida profissional como ajudante de garçom, sendo promovido depois a garçom e gerente de hotel, até montar sua própria empresa no Parque Nacional do Itatiaia, o Hotel do Ypê, que lhe emprestou o apelido político.
Participante ativo de movimentos sociais e de classe na cidade, Luis Carlos foi um dos fundadores e presidente da Associação Comercial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (Aciati), da Liga Desportiva e da Associação de Hoteleiros do Parque Nacional, entre outras. Filiou-se ao Partido Progressista há dez anos, tendo sua ficha abonada pelo atual senador Francisco Dornelles.
Em 2004 disputou sua primeira eleição para prefeito, e com apenas cinco meses de campanha recebeu uma votação expressiva de 32% dos votos válidos. Dois anos mais tarde, a convite de Dornelles, concorreu para deputado estadual, não se elegendo, mas sendo o mais votado na cidade.
Há cerca de um ano Ypê vem reunindo um grande grupo de pessoas com objetivo de apresentar uma proposta de mudança política e administrativa para Itatiaia, e desde o início da campanha questionou o fato de que nos 19 anos do município, desde a emancipação em 1989, estiveram no governo por 16 anos apenas duas pessoas, Jair e Almir, com dois mandatos cada. A coligação que o apoiou, a Muda Itatiaia, juntou o PP, PSC, PTB, PSL, PRTB e o PT, que indicou sua vice-prefeita, a psicóloga Gilda Molica, de 60 anos, a única mulher a disputar o cargo, e que foi a grande revelação política do município nesta eleição, e que conseguiu atrair a atenção, o aplauso e o apoio do ótimo universo eleitoral feminino.
Sua gestão se estenderá pelo quadriênio de 2009-2012, período este que terá para cumprir todas os compromissos de campanha devotados ao funcionalismo público e ao povo Itatiaiense que nas urnas demonstrou grande esperança pela expressiva e comprovada votação histórica no nosso Município. A Academia Itatiaiense de História parabeniza o novo gestor público e deseja SUCESSO em todos os seus empreendimentos!!!
* A Biografia dos Prefeitos, como qualquer conteúdo aqui apresentado no BLOG é mparcial, independe de posições político-partidárias, já que a Academia Itatiaiense de História é uma Confraria apolítica; apenas registra os vultos e personalidades ilustres do nosso Município com fins de pesquisa e consulta a todos os interessados e retrata fielmente os dados levantados para os Anais Históricos com fins informativos.

Município de Itatiaia - Linha Histórica do Tempo - acadêmica professora Angela Maria da Silva Campos


Município de Itatiaia
Linha Histórica do Tempo


Contemplamos a Serra da Mantiqueira, o imponente Maciço do Itatiaia e o majestoso Agulhas Negras, cenário dos mais belos vistos até hoje. Mas, não é certamente o aspecto físico e as belezas naturais de nossa terra que, nos dias de hoje, ocupam a nossa atenção, mas o futuro que a espera.
Sabemos que a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba foram primitivamente cobertos de densas matas, ocupadas por selvagens - os Puris, pertencentes ao grupo dos Coroados - que deram ao Maciço o nome de Ita-ti-ai-á que segundo Afonso Taunay, em tupi-guarani significa “terra cheia de pontas”.
Do século XVI ao século XVII - com a descoberta do ouro nas Gerais, o Vale e a Serra foram intensamente percorridos por aventureiros e faiscadores à procura de indícios auríferos, seguindo as primitivas trilhas dos selvagens. Suas terras serviam de passagem ou de pouso de viajantes que, provenientes do sul de Minas demandavam os portos sul-fluminense.
Século XVIII - nos meados deste século, tornaram-se importantes vias de transporte das Minas Gerais, para o Porto de Angra dos Reis, por onde escoavam o ouro por via marítima. Em conseqüência desse tráfego, foram surgindo vários ranchos que serviam como ponto de apoio aos tropeiros. Os arranchadores, para se manterem, faziam roças e viviam em pequenos ranchos. Assim, da fundação de Itatiaia, como de muitos aglomerados urbanos, não se conhece nomes entre seus fundadores.
Século XIX - a colonização só se deu nas primeiras décadas do século, com a chegada de algumas famílias mineiras, procedentes de Aiuroca-MG.

Na terceira década do século, aproveitando-se a encosta para a cultura do café, bastante desenvolvida, esta que veio desbancar a cana de açúcar e seus engenhos, trazendo para região a base que atingirá seu apogeu econômico, surgindo as grandes fazendas cafeeiras.
Foi somente no século XIX que surgiu o povoado Campo Belo e atual Itatiaia.

* 1774- Desbravamento do sítio do Campo Alegre (De Queluz a Barra do Piraí) – terras
do Conde de Resende.
* 1820 - Ano que latifundiários da Vila de Resende migram para nossa região.
* 1832 – Instalação do Distrito de Paz e Tabelionato para registro de terras e escravos,
- 13 de maio.
* 1839- Instalação do Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo,subordinado
à Matriz de N.S. da Conceição de Resende - 05 de abril.
* 1842- Elevação à classe de Frequesia-Livres 1388 e Escravos 1116 - 09 de maio.
* 1851- Abriu-se a primeira Escola Pública de Itatiaia por Lei Provincial.
* 1862- Inauguração da primeira escola feminina.
*1860 a 1870- Fase Áurea do Café- Foi através do café "Ouro Verde” que surgiu a exploração da via fluvial pelo rio Paraíba.
*1873- Criação da Estação de Ferro Campo Belo e Implantação dos Trilhos da Estrada
de Ferro D. Pedro II.
* 1880 – Estabelecimento de um Curso preparatório, com internato e externato, pelo erudito José M. de Almeida.
*1882- Fase da pecuária, Cel. José Mendes Bernardes foi o precursor do gado leiteiro,
com o início da exportação de manteiga e leite para a capital Rio de Janeiro.
*1885- Criação da Agência de Correios.
*1866- Edição do primeiro Jornal “O Futuro” por Avelino Miranda e Luiz Whately.
*1873- Chegada da Ferrovia D. Pedro II.
*1888- Início da Canalização de Águas.
*1891- Surgimento da Companhia Centros Pastoris do Brasil ,que em 1905 empregava
200 homens e exportava 10.000 litros de leite para o Rio de Janeiro.
*1900- Formação do Núcleo Colonial de Itatiaia com a chegada de Imigrantes.
*1911-Tentativa pró-emancipacionista por Eduardo Torres Cotrim e José Mendes
Bernardes, os precursores do ideal emancipacionista.
*1913- Inauguração da Escola Complementar Ezequiel Freire , em Resende, que depois
passou a Regime de Grupo Escolar e mais tarde transferida para a Vila de Itatiaia.
*1920- Implantação da Luz Elétrica.
*1921- Inauguração do H.C.I (Hospital de Convalescente de Itatiaia).Instalado em 1º de
Março de 1923.
- Criação da Usina de Laticínios “Campo Belo”.
*1924- Instalação do S.M.I (Sanatório Militar de Itatiaia).
*1927 – Fundação do Cine Campo Belo por Gil Astrolfo de Araújo e Henrique Döhler.
- Primeiro passo para a concretização do projeto que resultaria na criação da
Colônia Finlandesa em Penedo.
*1929- Fundação da Colônia Finlandesa em Penedo.
*1930- Transformação das Fazendas em Hotéis Fazenda.
*1932- Inauguração da Capela de São Benedito, construída em frente à Estação Itatiaia
em Nhangapi.
- Revolução Constitucionalista de 32. Destaque para os Itatiaienses Antônio
Correia e Cel. Edgar Barreto Bernardes.
*1936- Fundação do Conjunto Teatral Dom Bosco.
*1937- Criação do Parque Nacional de Itatiaia - 14 de Junho.
*1938- Campo Belo, atual Itatiaia, foi elevada a Vila pela Lei Federal nº. 311 de 02 /Março.
- Criação da Escola Anexa I – que mais tarde transformou-se no Colégio Municipal
Reinaldo Maia Souto (seu funcionamento era na Capela Dom Bosco).
*1940- Implantação de Telégrafo.
- Formação da primeira Banda de Música.
*1943- Decreto Lei 1056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila Campo Belo o
expressivo nome de Itatiaia.
* 1947- Formação da primeira equipe de futebol denominado, Atlético Clube Campo
Belo. O esporte em Itatiaia começou com o futebol.
*1950- Tentativa de se criar em Itatiaia à subprefeitura, apoiada pelos vereadores:
Graciema Cotrim e Reinaldo Maia Souto, revogada pelo Prefeito de Resende.
- Criação do 8º Distrito, Engenheiro Passos até então pertencente à área do
Distrito de Itatiaia.

- Construção da Rodovia Presidente Dutra, ligando os dois maiores centros urbanos do Brasil e mais a Hidroelétrica do Funil que determinou um grande surto migratório para Itatiaia.
*1957/58- surge um novo movimento emancipacionista, tendo á frente Lauro Mendes Bernardes e outros.
*1964- Outra tentativa pró-emancipacionista aconteceu, sob o comando de Haroldo Nunes de Almeida, Benedito Ribeiro Martins, Sargento Roque Marinho e outros.
*1969- Usina Hidrelétrica do Funil, começava o enchimento do reservatório e entrava em
operação o primeiro dos três geradores.
*1976- Instalação da Fábrica Xérox do Brasil.
* 1979- Criação da Sala de Leitura Maria Dinorah Ramos Freire – D. Mariúcha.
*1981- Inauguração da Michelin.
*1983- Ressurgimento de um novo movimento emancipacionista, mais experiente e
determinado.
*1984- Criação de uma Comissão Pró- Emancipacipação sob a liderança de Nilson
Neves e um grupo de idealistas.
*1987- Plebiscito vitorioso do Sim.
*1988- Criação do Município de Itatiaia pela Lei 1.330 de 06 de julho.
*1989- Implantação Político-Administrativa do Município de Itatiaia. Posse do Poder
Executivo e Poder Judiciário- 01 de junho.
- Fundação da ACIATI (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística),
-14 de Agosto.
*1992- Fundação da Academia Itatiaiense de História - 01 de junho.

* 1992 – Término do Primeiro Mandato Executivo e Legislativo de Itatiaia
* 1993 – 1996 – Segundo Mandato do Executivo e Legislativo de Itatiaia
* 1997-2000 – Terceiro Mandato do Executivo e Legislativo de Itatiaia
*2000- Poder Judiciário – Criação da Comarca de Itatiaia, pela Lei 3385 de 2Abril e a Instalação da Comarca em 13 de junho.
* 2001-2004 – Quarto Mandato do Executivo e Legislativo de Itatiaia
* 2005-2008 – Quinto Mandato do Executivo e Legislativo de Itatiaia
* 2009-2012 – Sexto Mandato do Executivo e Legislativo de Itatiaia

Fonte de Pesquisa


Revista da Academia Itatiaiense de História, nº. 01 de 2005.
Município de Itatiaia- Memória Histórica - Professora Alda Bernardes de Faria e Silva.
Histórico de Itatiaia - Professor Pedro de Souza Rangel.
Almanaque “O Município” de 1944 - Pedro Braile Neto.

Colaboração Especial


Alda Bernardes de Faria e Silva - Presidente da ACIDHIS.
Professor Carlos Lima da Silva - Coordenador Geral e Secretário da ACIDHIS.


Texto Produzido pela Acadêmica Angela Maria da Silva Campos
Cadeira nº. 24- Patrono Rubens Tramujas Mader