Translate

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O ESPORTE EM ITATIAIA - JORGE BARBOSA DA SILVA

O esporte em Itatiaia, nasceu com o futebol, e segundo consta a primeira equipe a ser formada foi o Atlético Clube Campo Belo, em 1947, denominação batizada em função do nome da Vila Campo Belo, como éramos reconhecidos oficialmente. Em 1952, a Vila, com nova denominação, nasceu o Atlético Clube Itatiaia, cujo o estatuto foi aprovado em 14-05-1952, e registrado em 12 de maio de 1957. Nesta época, os membros que faziam parte da diretoria eram os Senhores: Hugo Barbosa Pinto, Alarico Nicomedes Rodrigues, Emmanoel Ferreira Tavares, Clodoaldo Rodrigues Cardoso, Abelardo Martins de Oliveira e Geni de Paula Lima. Neste mesmo período, outra Entidade também surgiu com o nome de Guarani Futebol Clube, e que posteriormente veria a ser reconhecido oficialmente como Esporte Clube Nacional, cujo o estatuto de fundação, data de 08 de dezembro de 1951, registrado em 20-08-1958, e seus membros que compunham a diretoria eram: Sebastião Bernardo, José Aníbal Carneiro, Guilherme Camejo, Joaquim Carvalho Lemos, Joaquim Isidoro Coutinho e Arthur Alberto Leite Junior.
Esses dois clubes se tornaram tradicionais em nossa Vila, e passaram a ser as principais fontes de lazer da comunidade local. Como eram opostos apesar de praticar o mesmo esporte o Atlético Clube Itatiaia, tinha como cores básica de seu uniforme o Azul e o Branco, e o Esporte clube Nacional, o Verde e o Branco. Cores essas que permanecem até hoje. A oposição também se fazia na irreverência de cada torcida, o Itatiaia era chamado de o “Mais Querido” e o “Nacional”, como o “Clube do Povo”. Esses simbolismos acabaram criando cultura, fazendo política e gerando comunicação.
A participação popular na época era tanta, que para satisfazer seus simpatizantes, os clubes procuravam outras atividades de lazer e cultura, a exemplo das escolinhas de futebol para crianças que no Nacional foram dirigidas em fases diferentes por José Limpinho, Dito Cambeta e Sidroneo. No Itatiaia, Amíler e depois Jorge Barbosa da Silva. Tivemos também no Nacional, em sua Sede, a 1ª Escola de Alfabetização
de adultos em Itatiaia. As festas sociais eram patrocinadas pelas duas Entidades, assim como também as festas juninas.
Essas agremiações eram filiadas inicialmente na Liga Desportiva de Resende, e vários títulos foram conquistados para o nosso Distrito, o Nacional foi duas vezes campeão e o Itatiaia conquistou três vezes, títulos oficiais. Seus Presidentes até o momento foram: no Nacional, Sebastião Bernardo, Elias Ferreira, José Coutinho, Luís Gomes Rabelo, José Nicanor de Barros e ultimamente, André Valente. No Itatiaia, Hugo Barbosa Pinto, Walter Miglioli, Silvio Cotrim, José Batista Pinto, Aluisio Rodrigues Marques, Jorge Barbosa da Silva, João Mathias de Aguiar, e recentemente Roberto Otatti.
Como acontece no país inteiro, em Itatiaia não poderia ser diferente, e aqui também, tivemos os nossos ídolos, nossos mitos que eram aclamados nas praças de esportes e nas ruas, e entre eles se destacavam, Wilton, Zequinha, Jarbinhas, Nelsinho, Amilar, Machado, Tãozinho, Lauro, Tiãozinho, Amiler, Cale, estes das décadas de 50 a 70, posteriormente, surgiram Formiga, Gugu e Ari, e nestes últimos anos Toninho.
Nossa história também registra momentos de grande participação em outros esportes, como o Vôlei, futebol de Salão e Atletismo, mas foram perdendo a sua força, restando poucos participantes em função da própria falta de infra-estrutura para a prática dos esportes citados. Com a nossa Emancipação, podemos então criar a nossa própria Liga Desportiva que hoje congrega todos os esportes do município. A Liga foi fundada em 22 de Junho de 1990 pelos então presidentes do Atlético Clube Itatiaia e Esporte Clube Nacional, e seu primeiro presidente provisório foi Jorge Barbosa da Silva, que após organizar a sua administração, realizou a eleição oficial, assumindo a presidência em 19 de dezembro de 1990, o senhor Luiz Carlos Ferreira Bastos, tendo com vice-presidente, Manoel Vitorino Alves, 1º Secretário: José Nicanor de Barros, 2º Secretário a Sra. Neli de Oliveira Ribeiro, Tesoureiro: Cezar Augusto Carneiro Stage, Diretor de Futebol: Joel de Paula, Diretor de Atletismo: Hermínio Camilo Gonçalves, Diretor de Esportes de Salão:
Sebastião Mesquita Barbosa, Relação Pública: Ulisses Franco, e o Assessor Especial: Jorge Barbosa da Silva.
Com advento da Liga, pode-se então dar oportunidade a vários clubes, que já existiam extra-oficialmente em nosso Município, e faziam parte da nossa história, eram reconhecidos pela nossa comunidade, disputavam torneios, como campeonatos de bairros, Liga Barbante de Resende. Essas equipes/clubes, somam hoje treze em seu total, que são: Botafogo Futebol Clube de Itatiaia, fundado em 08-11-89, presidido por Paulo Vieira Silva. Esporte Clube Campo Alegre, fundado em 15-02-90, tendo como presidente o Sr. José Messias Chaves Viana. Estrela Futebol Clube de Itatiaia, fundado em 10-10-90, presidido por João Pedro Amorim e substituído por Dalmo Ribeiro Pinto Coelho. Independente Futebol Clube, presidido por Carlos Alberto Batista Ramos e fundado em 21-07-90. Novo América Futebol Clube, fundado em 10-10-90, tendo como presidente o Senhor Nilson Rodrigues Machado. União da Vila Futebol Clube, fundado em 18-08-90, presidido por João Inácio Ribeiro(FALECIDO), José Ricardo dos Santos, que foi o seu substituto natural. Nova Cimafe Futebol Clube, fundado em 31/12/90, presidido por José Messias de Carvalho. Atlético Clube Eng.º Passos, fundado em 1º de janeiro de 1991, presidido por Ernani de Paiva. Canindé Futebol clube, presidido por Francisco de Assis dos Santos e substituído por Benedito Jorge da Silva, fundado em 05-04-92. União Esporte Clube, fundado em 08-11-92, presidido por José Roberto Atanazio e Clube Finlândia, presidido por Henrik Johan Marcus Hilden, fundado em 03 de abril de 1983.
A Liga Desportiva de Itatiaia, promoveu até o momento três campeonatos de futebol amador, sendo que dois deles oficiais. No primeiro, extra-oficial, sagrou-se campeão o União da Vila Futebol, em 1990. Nos oficiais, o Esporte Clube Nacional tornou-se o primeiro campeão do Município em 1991, invicto tendo como Vice o Atlético Clube Itatiaia. No ano seguinte, em 1992, foi a vez do Novo Cimafe Futebol Clube, ficando com Vice o Verona Futebol Clube. Neste período, outros eventos foram realizados,
principalmente, buscando atingir os jovens do nosso município, e foi com esses eventos importantes, tais como: Campeonatos de Juvenil em 1992, quando sagrou-se campeão o Verona Futebol Clube. Campeonato de Juniores, também em 1992, quando teve como campeão o Esporte Clube Nacional, que surgiram as oportunidades que foram dadas a vários atletas juvenil, que hoje atuam no Fluminense futebol clube do Rio de Janeiro e no Flamengo. Estes jovens: Bebeto, Altair, Flavinho, Xando, Alan, Alessandro Couto, Alex e Sirlei, que poderão dar continuidade a nossa história no esporte e quem sabe amanhã, levar ainda mais alto o nome do nosso Município.
Acadêmico Jorge Barbosa da Silva

Um comentário:

  1. Revendo a história do esporte me Itatiaia e sendo eu um antigo residente desta cidade anos(1958/1960), deparei com um ex atleta da época que era nada mais nada menos que o goleiro do Itatiaia o CALE. Minha pergunda seria será que ele ainda se encontra nesta cidade? completo dizendo que em 1959 serviamos na AMAN e ele era terceiro sargento. Se possível gostaria de entrar em contato com ele.Muito grato e continue preservando esta maravilhosa cidade. Luiz Mello(lmello326@gmail.com.).Grande abç a todos.

    ResponderExcluir